
Integração do Metabolismo e Nutrição
Código
44001
Unidade Orgânica
Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Créditos
5.5
Professor responsável
Profª Doutora Conceição Calhau
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que os estudantes compreendam o metabolismo duma forma integrada, global. A relação da alimentação com a prevenção da doença, em particular da doença metabólica, não deverá ser compreendida meramente na esfera dos achados epidemiológicos, mas sustentadas na evidência de relação com os mecanismos de doença. Pretende-se que o estudante seja capaz de compreender: (a) a integração do metabolismo; (b) os mecanismos responsáveis pela sua regulação e a sua relação com a doença; (c) o metabolismo à luz da cronobiologia; (d) o papel da dieta na regulação epigenética e (e) o papel da dieta na modulação do microbiota e na correção da disbiose.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Integração do Metabolismo dos Glicídeos, Lipídeos e Protídeos
2. Mecanismos Celulares Envolvidos na Regulação Metabólica
3. Sistema Nervoso e Metabolismo
4. Cronobiologia, Metabolismo e Nutrição
5. Regulação Epigenética
6. Microbiota
Bibliografia
· Gropper S.S., Smith J.L., Groff J.L. Advanced Nutrition and Human Metabolism. 5th. ed. Wadsworth, Cengage Learning, 2009.
· Frayn KN. Regulação metabólica. 3rd ed. U. Porto Editorial. Porto. 2012
Método de ensino
As metodologias de ensino são coerentes com os objetivos de aprendizagem. As aulas teóricas oferecem uma exposição detalhada e completa dos conteúdos programáticos e alargam o espírito crítico do aluno face às matérias apresentadas. O exame final visa avaliar a totalidade dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, que são conhecimentos base muito importantes para a aprendizagem de muitos tópicos que serão desenvolvidos ao longo do mestrado em Nutrição Humana e Metabolismo.
O ensino teórico proporciona a aquisição e aplicação teórica de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades e a motivação necessária ao cumprimento dos objetivos pedagógicos da unidade curricular. A avaliação da aprendizagem e do ensino são implementadas de forma a permitir a identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos da unidade curricular, constituindo um importante meio de aferição visando a sua melhoria contínua.
Método de avaliação
Aulas Teóricas de carácter expositivo visando os conteúdos da unidade curricular. Apresentação de casos e resolução de problemas.
A avaliação será feita tendo em conta os seguintes parâmetros: Discussão de casos clínicos/jornal club (50 %); Exame (50 %).
Ficam aprovados os alunos com nota igual ou superior a 10 (0 a 20) valores em cada um dos elementos de avaliação.