
Nutrição no Ciclo de Vida
Código
44003
Unidade Orgânica
Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Créditos
5.5
Professor responsável
Profª Doutora Diana Teixeira
Língua de ensino
Português
Objectivos
Conhecer os constituintes dos alimentos, nutrientes e não nutrientes, as suas funções e o seu metabolismo;
a) Conhecer e aplicar as recomendações nutricionais e energéticas de referência;
b) Conhecer e compreender as necessidades energéticas e de nutrimentos nas diferentes fases do ciclo vital;
c) Reconhecer o nutricionista como o profissional de saúde a que se deve recorrer para planear a ingestão nutricional.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Conceitos gerais. Funções dos macro e micronutrientes.
2. Energia e nutrientes
2.1 Energia
2.2 Glícidos
2.3 Fibra
2.4 Proteína
2.5 Gordura
2.6 Álcool etílico e outros álcoois
2.7 Minerais e vitaminas
2.8 Água
2.9. Fitoquímicos
3. Necessidades e Recomendações Nutricionais no Ciclo de Vida
3.1 Grávidas e Aleitantes
3.2 Crianças e Adolescentes
3.3 Adultos
3.4 Idosos
Bibliografia
· Mahan L. Kathleen 340; Krausec2b4s food and the nutrition care process. ISBN: 978-1-4377-2233-8
· Whitney E and Rolfes SR. Understanding Nutrition 12 ed. Belmont, Wadsworth, 2008
· Sizer, F., Whitney, E; Nutrition, Concepts and Controversies. 12 th. ed. Wadsworth, Cengage Learning; 2008.
· Gropper S.S., Smith J.L., Groff J.L. Advanced Nutrition and Human Metabolism. 5 th. ed. Wadsworth, Cengage Learning, 2009.
Método de ensino
As metodologias de ensino são coerentes com os objetivos de aprendizagem. As aulas teóricas oferecem uma exposição detalhada e completa dos conteúdos programáticos e alargam o espírito crítico do aluno face às matérias apresentadas. O exame final visa avaliar a totalidade dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, que são conhecimentos base muito importantes para a aprendizagem de muitos tópicos que serão desenvolvidos ao longo do mestrado em Nutrição Humana e Metabolismo.
O ensino teórico proporciona a aquisição e aplicação teórica de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades e a motivação necessária ao cumprimento dos objetivos pedagógicos da unidade curricular. A avaliação da aprendizagem e do ensino são implementadas de forma a permitir a identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos da unidade curricular, constituindo um importante meio de aferição visando a sua melhoria contínua.
Método de avaliação
Aulas teóricas (aulas de carácter expositivo, dirigida a grandes grupos)