NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Nutrição no Ciclo de Vida

Código

44003

Unidade Orgânica

Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Créditos

5.5

Professor responsável

Profª Doutora Diana Teixeira

Língua de ensino

Português

Objectivos

Conhecer os constituintes dos alimentos, nutrientes e não nutrientes, as suas funções e o seu metabolismo;

a)      Conhecer e aplicar as recomendações nutricionais e energéticas de referência;

b)     Conhecer e compreender as necessidades energéticas e de nutrimentos nas diferentes fases do ciclo vital;

c)      Reconhecer o nutricionista como o profissional de saúde a que se deve recorrer para planear a ingestão nutricional.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

1. Conceitos gerais. Funções dos macro e micronutrientes.

2. Energia e nutrientes
2.1 Energia
2.2 Glícidos
2.3 Fibra
2.4 Proteína
2.5 Gordura
2.6 Álcool etílico e outros álcoois
2.7 Minerais e vitaminas
2.8 Água
2.9. Fitoquímicos

3. Necessidades e Recomendações Nutricionais no Ciclo de Vida
3.1 Grávidas e Aleitantes
3.2 Crianças e Adolescentes
3.3 Adultos
3.4 Idosos

Bibliografia

·        Mahan L. Kathleen 340; Krausec2b4s food and the nutrition care process. ISBN: 978-1-4377-2233-8

·        Whitney E and Rolfes SR. Understanding Nutrition 12 ed. Belmont, Wadsworth, 2008

·        Sizer, F., Whitney, E; Nutrition, Concepts and Controversies. 12 th. ed. Wadsworth, Cengage Learning; 2008.

·        Gropper S.S., Smith J.L., Groff J.L. Advanced Nutrition and Human Metabolism. 5 th. ed. Wadsworth, Cengage Learning, 2009.

Método de ensino

As metodologias de ensino são coerentes com os objetivos de aprendizagem. As aulas teóricas oferecem uma exposição detalhada e completa dos conteúdos programáticos e alargam o espírito crítico do aluno face às matérias apresentadas. O exame final visa avaliar a totalidade dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, que são conhecimentos base muito importantes para a aprendizagem de muitos tópicos que serão desenvolvidos ao longo do mestrado em Nutrição Humana e Metabolismo.

O ensino teórico proporciona a aquisição e aplicação teórica de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades e a motivação necessária ao cumprimento dos objetivos pedagógicos da unidade curricular. A avaliação da aprendizagem e do ensino são implementadas de forma a permitir a identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos da unidade curricular, constituindo um importante meio de aferição visando a sua melhoria contínua.

Método de avaliação

Aulas teóricas (aulas de carácter expositivo, dirigida a grandes grupos)

 A avaliação será feita tendo em conta os seguintes parâmetros: Exame (100 %). Ficam aprovados os alunos com nota igual ou superior a 10 (0 a 20) valores no exame final.

Cursos