
Ortopedia
Código
MF14
Créditos
4
Professor responsável
Prof. Doutor António Emanuel Gonçalves Cartucho Carvalho Pereira
Língua de ensino
Português/ Inglês
Objectivos
Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante aprofunde o seu conhecimento e compreensão acerca das patologias mais comuns do aparelho locomotor, de modo a permitir uma melhor interpretação dos quadros clínicos que as acompanham e facilitar a compreensão das várias fases do tratamento até à reintegração socioprofissional do doente. Pretende-se ainda que o estudante aprofunde o seu conhecimento e compreensão acerca da fisiopatologia dos quadros clínicos mais frequentes e da interpretação da sintomatologia de cada região do aparelho locomotor.
Pré-requisitos
Ramo condições músculo-esqueléticas
Conteúdo
- Fundamentos
- Conceitos importantes da anatomia do aparelho locomotor
- Fisiopatologia do aparelho locomotor
- Mecanismo da dor osteoarticular
- Imageologia do aparelho locomotor
- Diagnósticos invasivos em Ortopedia
- Métodos de estudo da articulação tempero mandibular
- Clínica e princípios terapêuticos (por regiões anatómicas)
- Seminários
- Tratamento das fraturas e objetivos da reabilitação
- Tratamento das síndromes de conflito do ombro e objetivos da reabilitação
- Tratamento da epicondilalgia e objetivos da reabilitação
- Tratamento das síndromes rotulianos dolorosos e objetivos da reabilitação
- Tratamento das instabilidades ligamentares do joelho e objetivos da reabilitação
- Tratamento das síndromes dolorosos do punho e objetivos da reabilitação
- Tratamento das instabilidades segmentares e objetivos da reabilitação
- Tratamento das discopatias e objetivos da reabilitação
- Tratamento da patologia da articulação Tempero Mandibular
Bibliografia
- Skinner, H.;Current Diagnosis and treatment in orthopaedics , McGraw Hill
- Weinstein, S.L.; Buckwalter, J.A.;Turek's Orthopaedics: Principles and Their Application, Lippincott.
- Last. R.J.;Anatomy Regional and applied , Churchill Livingstone
Método de ensino
Os métodos de ensino-aprendizagem incluem aulas expositivas, apresentação e discussão de casos clínicos, aulas práticas laboratoriais e estudo independente.
Método de avaliação
A avaliação da unidade curricular é realizada através de um teste de escolha múltipla que tem uma ponderação de 100% para a classificação final. Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores na atividade de avaliação.