
Artes Musicais
Ciclo
Segundo ciclo
Grau
Mestre
Coordenador
João Soeiro de Carvalho; Isabel Pires
Data de abertura
Setembro de 2018
Número de vagas
15
Propinas
1.100,00€/ano
Horários
(a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/mestrados)
Objectivos educativos
1) Aprofundar e desenvolver os conhecimentos adquiridos no 1º ciclo, de forma a desenvolver aplicações originais na área da Música e da Musicologia; 
2) Capacidade de aplicar conhecimentos para a resolução original e inovadora de problemas relacionados com a área de estudo; 
3) Competências de utilização e gestão articulada de diversos conhecimentos na abordagem de questões de âmbito alargado, bem como para a sua avaliação sob os pontos de vista técnico, cultural e ético; 
4) Competências de expressão oral, escrita e artística de acordo com as regras da disciplina, não só no âmbito da comunidade académica como no da comunicação com o público em geral; 
5) Competências para a aprendizagem e aplicação continuadas de novos instrumentos teóricos e metodológicos; 
6) Aprofundar os conhecimentos em domínios selecionados das Artes e das Ciências Musicais relacionadas com as novas tecnologias; 
7) Capacidade de relacionar os conhecimentos e competências de investigação das Ciências Musicais com as competências práticas da conceção e execução musicais; 
8) Capacidade de reflexão interdisciplinar sobre a expressão musical; 
9) Capacidade de alargar a formação científica no domínio da música às práticas criativas e interpretativas e ao estudo das novas tecnologias.
Condições de acesso
Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 3 semestres. 
Créditos totais: 93 créditos (60 em unidades curriculares + 33 na componente não letiva). 
Modalidades de componente não letiva: Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
The degree of “mestre” corresponds to the level 7 of the NQF and EQF-National Qualifications Framework/European Qualifications Framework.
Acesso a outros cursos
Acesso a ciclos de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.
Curso reconhecido para efeitos de progressão de carreira dos professores do(s) grupo(s) de recrutamento 250 e 610, como previsto no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Regras de avaliação
Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.
Estrutura
| Obrigatória | ||
| Código | Nome | Créditos | 
| 722021017 | História da Música - 1. semestre | 10 | 
| 722021021 | Música e Pensamento - 2. semestre | 10 | 
| 722021028 | Seminário Artístico 1 - 1. semestre | 10 | 
| 722021034 | Seminário Artístico 2 - 2. semestre | 10 | 
| 722021035 | Seminário Artístico 3 - 2. semestre | 10 | 
| 722021032 | Teoria e Método das Ciências Musicais - 1. semestre | 10 | 
| Opção Condicionada 1 | ||
| Código | Nome | Créditos | 
| Opções | ||
| 722021045 | Dissertação em Artes Musicais | 33 | 
| 722021046 | Estágio com Relatório em Artes Musicais | 33 | 
| 722021051 | Trabalho de Projecto em Artes Musicais | 33 | 
Para a realização da componente não lectiva conducente ao grau de mestre, o aluno deve optar por uma destas modalidades.  | 
     ||
