Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Mercado da Arte e Colecionismo

Ciclo

Curso de Pós-graduação

Não atribuido

Coordenador

Raquel Henriques da Silva; Adelaide Duarte

Data de abertura

Setembro de 2018

Número de vagas

25 vagas

Propinas

1500€ total (O valor da propina contempla os custos com a viagem (voo) a Londres, no âmbito dos conteúdos programáticos de duas unidades curriculares, Mercados da Arte Contemporânea no Mundo Global e Mercados da Arte e os Novos Meios (a contar para a avaliação), a lecionação de conferências temáticas asseguradas por especialistas internacionais e a realização de workshops de especialização, complementares ao programa curricular. A PG comparticipará a viagem a Londres, assegurando a aquisição dos voos, ficando a estadia a cargo dos alunos)

Horários

(a disponibilizar em http://fcsh.unl.pt/formacao-ao-longo-da-vida/pos-graduacoes)

Objectivos educativos

A pós‐graduação em Mercado da Arte e Colecionismo tem por objetivo, a nível das competências gerais, produzir, sistematizar e difundir conhecimento teórico e prático no domínio científico do Mercado da Arte e Colecionismo.

Ao nível das competências específicas do curso de pós‐graduação, propõe‐se:
‐ Compreender a evolução histórica e o contexto do colecionismo na sua estreita articulação com o
mercado;
‐ Distinguir a especificidade dos mercados da arte antiga e da arte contemporânea;
‐ Problematizar a produção artística na sua relação com a sociedade e com o mercado económico;
‐ Oferecer formação académica especializada sobre as principais áreas de atuação do Mercado da Arte e Colecionismo;
‐ Desenvolver ferramentas analíticas para avaliar investimentos, transações de obras de arte, e reconhecer a qualidade artística e o valor económico;
‐ Habilitar e familiarizar profissionais para os processos de transação e de negociação de bens artísticos;
‐ Estudar criticamente os mercados globais da arte nas suas flutuações relacionáveis com a economia;
‐ Identificar o papel dos agentes e dos intermediários nas dinâmicas do sistema da arte, da sua produção, divulgação legitimadora e do consumo;
‐ Conhecer o funcionamento, a importância e o impacto das principais bienais e feiras de arte internacionais no percurso estético e na cotação da obra dos artistas.

Condições de acesso

Critérios de seleção dos candidatos a) Classificação da licenciatura; b) Currículo Vitae; c) Carta de motivação.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 semestres. Total: 60 ECTS.
O curso tem uma orientação teórico-prática e uma componente profissional, fruto das parcerias estabelecidas (a leiloeira Palácio do Correio Velho, onde algumas sessões terão lugar; e o Museu Nacional de Arte Antiga, onde também se realizarão aulas). Para a obtenção do diploma de pós-graduação em Mercado da Arte e Colecionismo os estudantes deverão realizar quatro unidades curriculares obrigatórias e duas opções condicionadas correspondendo a um total de 60 ECTS.

Acesso a outros cursos

Regras de avaliação

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
722061123 Avaliação e Peritagem de Obras de Arte - 2. semestre 10
722061122 Mercado da Arte e Direito - 1. semestre 10
722061121 Mercados da Arte Contemporânea no Mundo Global - 1. semestre 10
722061120 Mercados da Arte e os Novos Meios - 1. semestre 10
Opção Condicionada 1
Código Nome Créditos
Opções
722061124 Colecionadores na Primeira Pessoa e Divulgar Coleções - 2. semestre 10
722051320 Coleções e Museus de Arte em Portugal - 2. semestre 10
722061126 Feiras e Bienais: Circuitos da Arte - 2. semestre 10
722061125 Temas de Arte em Portugal - 2. semestre 10
O aluno escolhe 2 unidades curriculares deste conjunto.