
Sistemas Digitais de Aprendizagem em Contextos Educativos
Ciclo
Curso de Pós-graduação
Não atribuido
Coordenador
Irene Tomé
Data de abertura
Setembro de 2018
Número de vagas
30 vagas
Propinas
Informação a disponibilizar brevemente.
Horários
O curso de pós-graduação é ministrado em regime de e-learning.
Objectivos educativos
Sistemas Digitais de Aprendizagem em Contextos Educativos é uma pós-graduação que visa dar aos profissionais de educação conhecimentos e competências transversais a todas as áreas científicas.
A pós-graduação integra-se na linha das propostas oriundas do Quadro de Competência Digitais para os Cidadãos (DigComp 2.1) publicado pela Comissão Europeia, bem como pelo Ministério da Educação: os professores devem possuir “as competências digitais básicas necessárias para poderem operar instrumentalmente com os recursos e tecnologias, a fim de que possam traçar um caminho em direcção à inovação das práticas pedagógicas e de melhoria das aprendizagens dos alunos.”
Parceria: CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Objetivos:
- Dotar os titulares da PG com conhecimentos, conceitos e instrumentos metodológicos sobre elearning, blearning, mlearning e flipped learning;
- Desenvolver conhecimentos e competências na área das pedagogias e didáticas digitais.
Condições de acesso
Critérios de seleção dos candidatos - Currículo académico e científico; - Currículo profissional; - Classificação de licenciatura; - Entrevista (presencial ou via skype), se necessário.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 semestres | Número de créditos: 60 ECTS (European Credit Transfer System).
A conclusão com aprovação do curso (60 ECTS) confere um diploma de Pós-graduação em Sistemas digitais de Aprendizagem em Contextos Educativos.
Acesso a outros cursos
Regras de avaliação
1) Para a frequência das unidades curriculares da pós-graduação não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores.
Estrutura
Obrigatória | ||
Código | Nome | Créditos |
723000061 | Criação e desenvolvimento de recursos digitais - 2. semestre | 10 |
723000056 | Desenho e arquitetura de ambientes digitais de aprendizagens - 1. semestre | 10 |
723000059 | Gestão projetual das aprendizagens digitais - 2. semestre | 10 |
723000058 | Jogos digitais e sistemas de aprendizagem - 1. semestre | 10 |
723000057 | Metodologias de investigação digital - 1. semestre | 10 |
723000060 | Teorias das aprendizagens digitais - 2. semestre | 10 |