
Aquisição e Perturbações da Linguagem: Desafios das Neurociências da Linguagem no Século XXI
Ciclo
Curso de Pós-graduação
Não atribuido
Coordenador
Maria Sousa Lobo Gonçalves; Sofia Lynce de Faria (ICS Católica)
Data de abertura
Fevereiro de 2019
Número de vagas
25
Propinas
1800 €/Total
Horários
a disponibilizar em http://fcsh.unl.pt/formacao-ao-longo-da-vida/esrtudos-pos-graduados/cursos-de-especializacao/aquisicao-e-pertubacoes#section-7
Objectivos educativos
Pretende-se oferecer formação avançada em aquisição e perturbações da linguagem na criança e no adulto, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e competências necessários ao trabalho nestas áreas, adaptado à realidade do século XXI.
Pretende-se, assim, que os alunos desenvolvam:
(i) compreensão do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem numa perspetiva monolingue e bilingue;
(ii) conhecimentos e competências na área das perturbações da linguagem;
(iii) compreensão das lesões que conduzem às perturbações da linguagem na criança e no adulto;
(iv) compreensão das bases da surdez e da modalidade gestual enquanto modalidade linguística na espécie humana;
(v) competências básicas de procura e leitura de bibliografia científica e desenvolvimento de um enquadramento global da compreensão das perturbações da linguagem, que lhes permitam integrar novas informações, numa área em permanente atualização.
Condições de acesso
Candidatos detentores do grau de Licenciado (privilegiam-se os candidatos com Licenciatura em Linguística, Ciências da Linguagem, Terapia da Fala, Ensino da Língua Materna e não Materna e áreas afins): a) Classificações/notas académicas de licenciatura: 40%. b) Curriculum vitae académico, científico e profissional (valorizadas as publicações, a participação em projetos, os conhecimentos de línguas, a abrangência da experiência profissional e a adequação da formação e da experiência prévias à área de especialização do ciclo de estudos a que se candidata): 40%. c) Carta de motivação: 20%. Candidatos não detentores do grau de Licenciado (ou com o grau sem classificação expressa): a) Curriculum vitae académico, científico e profissional: 80%. b) Carta de motivação: 20%.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
O aproveitamento em todas as unidades curriculares confere o diploma de curso de especialização.
NOTA: A conclusão com aproveitamento de um curso de pós-graduação não conferente de grau não atesta, em caso algum, a conclusão pelo seu titular de parte curricular de mestrado ou de doutoramento.
Acesso a outros cursos
Possibilidade de prosseguimento de estudos nestes domínios científicos em ciclos de estudos conferentes de grau.
Regras de avaliação
Adota-se o regulamento de avaliação em vigor na instituição de acolhimento. Cada unidade curricular descreve detalhadamente os métodos de avaliação. 1) Para a frequência das unidades curriculares da pós-graduação não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores.
Estrutura
Obrigatória | ||
Código | Nome | Créditos |
722131101 | Aquisição e Perturbações da Linguagem - 1. e 2. semestre | 10 |
7220911676 | Neurociências da Linguagem (ICS-Católica) - 2. semestre | 5 |
7220911675 | Plurilinguismo, Surdez e Língua Gestual (ICS-Católica) - 2. semestre | 5 |
As aulas decorrerão nas instalações da NOVA FCSH e também do ICS-Católica (nas unidades curriculares acima indicadas). |
Opção Condicionada 1 | ||
Código | Nome | Créditos |
Opções | ||
722131102 | Desenvolvimento da Linguagem em Contextos Multilingues - 2. semestre | 10 |
722131106 | Metodologias para o Estudo da Aquisição da Linguagem - 2. semestre | 10 |
O estudante escolhe uma unidade curricular deste conjunto. |