Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Aquisição e Perturbações da Linguagem: Desafios das Neurociências da Linguagem no Século XXI

Ciclo

Curso de Pós-graduação

Não atribuido

Coordenador

Maria Sousa Lobo Gonçalves; Sofia Lynce de Faria (ICS Católica)

Data de abertura

Fevereiro de 2019

Número de vagas

25

Propinas

1800 €/Total

Horários

a disponibilizar em http://fcsh.unl.pt/formacao-ao-longo-da-vida/esrtudos-pos-graduados/cursos-de-especializacao/aquisicao-e-pertubacoes#section-7

Objectivos educativos

Pretende-se oferecer formação avançada em aquisição e perturbações da linguagem na criança e no adulto, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e competências necessários ao trabalho nestas áreas, adaptado à realidade do século XXI.
Pretende-se, assim, que os alunos desenvolvam:
(i) compreensão do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem numa perspetiva monolingue e bilingue;
(ii) conhecimentos e competências na área das perturbações da linguagem;
(iii) compreensão das lesões que conduzem às perturbações da linguagem na criança e no adulto;
(iv) compreensão das bases da surdez e da modalidade gestual enquanto modalidade linguística na espécie humana;
(v) competências básicas de procura e leitura de bibliografia científica e desenvolvimento de um enquadramento global da compreensão das perturbações da linguagem, que lhes permitam integrar novas informações, numa área em permanente atualização.

Condições de acesso

Candidatos detentores do grau de Licenciado (privilegiam-se os candidatos com Licenciatura em Linguística, Ciências da Linguagem, Terapia da Fala, Ensino da Língua Materna e não Materna e áreas afins): a) Classificações/notas académicas de licenciatura: 40%. b) Curriculum vitae académico, científico e profissional (valorizadas as publicações, a participação em projetos, os conhecimentos de línguas, a abrangência da experiência profissional e a adequação da formação e da experiência prévias à área de especialização do ciclo de estudos a que se candidata): 40%. c) Carta de motivação: 20%. Candidatos não detentores do grau de Licenciado (ou com o grau sem classificação expressa): a) Curriculum vitae académico, científico e profissional: 80%. b) Carta de motivação: 20%.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

O aproveitamento em todas as unidades curriculares confere o diploma de curso de especialização.
NOTA: A conclusão com aproveitamento de um curso de pós-graduação não conferente de grau não atesta, em caso algum, a conclusão pelo seu titular de parte curricular de mestrado ou de doutoramento.

Acesso a outros cursos

Possibilidade de prosseguimento de estudos nestes domínios científicos em ciclos de estudos conferentes de grau.

Regras de avaliação

Adota-se o regulamento de avaliação em vigor na instituição de acolhimento. Cada unidade curricular descreve detalhadamente os métodos de avaliação. 1) Para a frequência das unidades curriculares da pós-graduação não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
722131101 Aquisição e Perturbações da Linguagem - 1. e 2. semestre 10
7220911676 Neurociências da Linguagem (ICS-Católica) - 2. semestre 5
7220911675 Plurilinguismo, Surdez e Língua Gestual (ICS-Católica) - 2. semestre 5
As aulas decorrerão nas instalações da NOVA FCSH e também do ICS-Católica (nas unidades curriculares acima indicadas).
Opção Condicionada 1
Código Nome Créditos
Opções
722131102 Desenvolvimento da Linguagem em Contextos Multilingues - 2. semestre 10
722131106 Metodologias para o Estudo da Aquisição da Linguagem - 2. semestre 10
O estudante escolhe uma unidade curricular deste conjunto.