
Metodologia do Trabalho Científico - 1. semestre
Código
711001036
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
6
Professor responsável
Marta Rosales
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta unidade curricular é a primeira de quatro dedicadas às metodologias, métodos e técnicas de investigação em antropologia. Os seus
objectivos são:
1. discutir o contexto e processo de surgimento e consolidação das ciências sociais e da antropologia;
2. apresentar descritivamente as metodologias, métodos e técnicas disponíveis para os antropólogos realizarem investigação;
3. dotar os alunos de um conjunto de regras e procedimentos básicos fundamentais para a pesquisa em antropologia;
4. treinar os alunos na leitura, comentário crítico, apresentação sistemática e debate de trabalhos empíricos e obras teóricas.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
Os alunos deverão adquirir conhecimentos básicos sobre as seguintes temáticas: a) Surgimento e consolidação das ciências sociais; b) Antropologia e outras ciências sociais - fronteiras e proximidades; c) Teoria, método, análise: três componentes de um mesmo processo; e) Ética, neutralidade, objectividade, autoria, plágio; d) conhecimento científico e senso comum; e) Condições e critérios de objectividade em ciências sociais; e) A explicação do social pelo social. f) As diferentes metodologias das ciências sociais e a etnografia, breve apresentação.
Os alunos devem desenvolver competências sobre:
a) instrumentos de recolha e tratamento de informação; b) Leitura crítica de textos; c) Escrita científica: principais dificuldades e erros; d) Produzir e usar uma bibliografia; f) Normas de referenciação; g) Preparar e apresentar oralmente um trabalho de investigação; i) Preparar e apresentar visualmente um trabalho.
Bibliografia
Bernard, H. R. (2006) Research Methods in Anthropology: Qualitative and Quantitative Approaches, Walnut Creek: Altamira Press.
Gilbert, N. (2001) (org.), Researching Social Life, London, Sage Pub.
Nunes, A. Sedas, (2001) Questões Preliminares Sobre as Ciências Sociais, Lisboa: Presença.
Quivy, R., Campenhoudt L. Van (1998) Manual de Investigação em Ciências Sociais: Lisboa, Gradiva.
Silva, A. S. e J. M. Pinto (orgs) (1986) Metodologia das Ciências Sociais, Porto: Afrontamento
Método de ensino
A combinação de aulas de exposição pelo docente com aulas práticas de apresentação e debate baseadas em textos previamente recomendados e adequados aos conteúdos das matérias permite aos estudantes: a) adquirirem os conhecimentos fundamentais sobre os principais temas do programa; b) desenvolverem autonomamente as suas capacidades de reflexão crítica e de argumentação; c) treinarem as suas competências na apresentação pública do seu trabalho.
Esta metodologia de ensino promove a autonomia e a criatividade dos alunos, assegurando-se que as linhas fundamentais do programa são transmitidas e discutidas com qualidade e rigor.
Método de avaliação
Regime de avaliação contínua que integra três momentos diferenciados:
1. Exercício individual realizado em aula e em casa, seguido de discussão com a docente – 30% da nota final.
2. Exercício em grupo realizado em aula e em casa, seguido de discussão com a docente – 30% da nota final.
3. Teste escrito presencial, sem consulta, sobre a generalidade da matéria leccionada. – 30% da nota final
Restantes 10% da nota final: presença nas aulas.