Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Antropologia da Religião - 1. semestre

Código

711001059

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

6

Professor responsável

Sónia Sofia de Sousa Alves Ferreira

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

A disciplina fornece o panorama das abordagens antropológicas sobre religião e ritual, focalizando perspectivas tais como a relação funcional entre religião e organização social (Durkheim, Mauss, Malinowski e Radcliffe Brown), as que privilegiam a sua análise simbólica e semiológica
(Lévi-Strauss, Leach), as que enfatizam as funções dramáticas e performativas da religião e do ritual (Leach, V. Turner, E. Turner, Tambiah, M. Bloch), as que se concentram na dimensão expressiva de visões ou teorizações sobre o mundo, cosmológicas, vividas ou sonhadas (Geertz), e os fenómenos mais recentes de interacção entre religião, globalização e modernidade (Capone, Oro, Frijerio, Argyardis).
Pretende-se que os discentes adquiram:
*conhecimento aprofundado dos conceitos inerentes à disciplina
*conhecimento aprofundado dos principais autores referenciados
*desenvolvimento da capacidade de análise, crítica e debate dos textos essenciais, através de participação e debate nas aulas

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1) Antropologia da religião: introdução e delimitação de conteúdos. Dos clássicos às novas perspectivas sobre a abordagem da religião.
Universalidade e função da religião; comunicação com o sobrenatural; magia, ciência e religião; religião, adaptação e revitalização.
2) História das religiões e identidades religiosas. Visões e teorizações do mundo e da religião em diferentes contextos etnográficos: das romarias
portuguesas ao culto dos irãs na Guiné-Bissau.
3) Classificação simbólica; mito e rito; poluição e tabu.
4) O papel da religião e dos especialistas religiosos—xamanes, padres e profetas: a eficácia simbólica
5) Performance e ritual: ritos de passagem e as dimensões “performativas” da religião
6) Feitiçaria, mau olhado, demónios e exorcismo; transe e adivinhação
7) O corpo, cultos terapêuticos e uso religioso de drogas; etnomedicina
8) Morte, espíritos, e culto dos antepassados
9) Dinâmicas e revitalização religiosas no mundo de hoje. Migrações e religiões transnacionais

Bibliografia

• BERLINER, D.; SARRÓ, R. 2007 Learning Religion. Anthropological Approaches, New York, Berghan Books.
• DOUGLAS, Mary 1972 “ Pollution” in Reader in Comparative Religion, Lessa, W. and Vogt, E. (eds.) 1972 New York, Harper and Row.
• GEERTZ, Clifford 1978 “A religião como sistema cultural”, A interpretação das culturas, Rio de Janeiro, Zahar.
• LAMBEK, Michael 2002 A reader in the Anthropology of religion, London, Blackwell.
• LEHMANN, A.; MYERS, J. 1985 Magic, witchcraft and religion. An anthropological study of the Supernatural, Mayfield Publishing Company,
Mountain View.
• LESSA, W.; VOGT, Evon 1972 Reader in Comparative religion. An Anthropological approach, Harper &Row Publishers, New York.
• LÉVI-STRAUSS, Claude 1974, “L´efficacité symbolique”, Anthropologie Structurale I, Paris, Plon.
• MALINOSWSKI, Bronislaw 1988 “Magia, Ciência e Religião, Lisboa, Edições 70.
• *TURNER, Victor 1967 The forest of symbols, Ithaca, Cornell, University Press.

Método de ensino

*Exposições de índole teórica de matéria pelo docente.
*Debates para análise de temas apresentados pelo docente.
*Apresentações de textos seleccionados por alunos, organizados em grupos de trabalho, seguidas de discussão geral.
*Apresentação de materiais audio-visuais (diapositivos ou filmes) ilustrativos das matérias dadas

Método de avaliação

*Avaliação contínua:
*Avaliação da participação activa de alunos nas aulas e apresentação em grupo (2 pessoas) e discussão de trabalhos práticos referentes à bibliografia seleccionada (20%).
*Avaliação de 4 fichas de leitura (individuais) de textos seleccionados, ou 3 fichas de textos e 1 ficha de filme visionado. Uma das fichas terá a forma de um mini-teste realizado na sala de aula; as restantes três deverão ser elaboradas fora das aulas (20%).
*Frequência final (60%) (mínimo de 8 valores para dispensar de exame final)
*avaliação para Trabalhadores estudantes impossibilitados de participarem nas aulas: exame final (100%)

Cursos