Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Produção Jornalística - 2. semestre

Código

711011037

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

6

Professor responsável

Dora Santos Silva, Marisa Torres da Silva

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português sem apoio tutorial em LE,

Objectivos

Os estudantes deverão, no final da unidade curricular, adquirir e consolidar noções elementares que lhes permitam:
• Saber reconhecer o que é notícia, mobilizando critérios de noticiabilidade; captar a informação mais importante; seleccionar e hierarquizar a informação; estruturar e encadear a notícia de forma ordenada, coerente e fluida;
• Saber escrever textos num estilo jornalístico;
• Saber como proceder na recolha, verificação e selecção da informação, utilizando fontes e pesquisa própria; identificar e propor abordagens originais aos assuntos; e contar “estórias”, com qualidade de publicação;
• Saber realizar e editar entrevistas, com qualidade de publicação.

Pretende-se adicionalmente estimular, em cada aluno, não só as competências técnicas próprias da profissão, mas também o espírito crítico e o sentido de responsabilidade social que os jornalistas desempenham nas sociedades democráticas.

Pré-requisitos

n.a.

Conteúdo

1. Arranque da notícia: construção do lead;
2. Técnicas da escrita jornalística;
3. Estruturação do texto jornalístico: entrada, desenvolvimento / encadeamento, fecho;
4. A citação (directa / indirecta);
5. Os títulos;
6. Os vários tipos de leads;
7. A entrevista enquanto género jornalístico;
8. Pesquisa no terreno.

Bibliografia

AAVV. (1992). Livro de Estilo e Prontuário da Lusa, Lisboa.
AAVV. (2005). Livro de Estilo do Público, Lisboa.
AAVV. (2008). Reuters Handbook of Journalism, Londres.
Adams, S.; Hicks, W. (2009). Interviewing for journalists. Londres/Nova Iorque: Routledge.
Fontcuberta, M. (1999). A Notícia, Lisboa: Editorial Notícias.
Phillips, A. (2007). Good writing for journalists. Londres: Sage.
Raimundo, O. (2005). A entrevista no jornalismo contemporâneo. Coimbra: Minerva.
Ricardo, D. (2003). Ainda Bem que me Pergunta. Manual de Escrita Jornalística, Lisboa: Editorial Notícias.

Método de ensino

Exposição dos conteúdos programáticos, escrita de notícias (atelier de redacção jornalística), correcção dos exercícios, discussão de textos, análise de peças jornalísticas. Aulas práticas.
Ensino presencial.

Método de avaliação

A avaliação consiste na ponderação dos seguintes elementos: 1) Os exercícios realizados em aula (50%); 2) Uma notícia desenvolvida com fontes próprias (20%); 3) Uma grande entrevista, editada e em formato escrito (30%). A participação nas aulas e a assiduidade servirão também como critérios de ponderação na avaliação final.

Cursos