
Grandes Correntes da História da Música - 1. semestre
Código
711021053
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
6
Professor responsável
David Cranmer
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
O aluno deve:
a) Adquirir um conhecimento panorâmico das principais problemáticas, tendências estilísticas, personalidades, instituições e géneros musicais da História da Música;
b) Conhecer o repertório musical mais relevante dos vários períodos da História da Música;
c) Poder distinguir auditivamente a música dos diferentes períodos em termos estilísticos;
d) Ser capaz de contextualizar, do ponto de vista histórico, sociológico e ideológico, os principais fenómenos musicais das diferentes épocas estudadas.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Questões de periodização na História da Música Ocidental, da Antiguidade aos nossos dias. Elementos constantes na análise dos fenómenos musicais ao longo dos tempos. Aspectos específicos da cultura e da vida musical da Antiguidade, Idade Média, Renascimento, Barroco, Classicismo, século XIX e século XX. Questões estilísticas e formais ao longo das diferentes épocas. Contextualização dos fenómenos musicais do ponto de vista histórico, sociológico e ideológico nos períodos em questão.
Bibliografia
Blanning, T. (2009). The Triumph of Music: composers, musicians and their audiences, 1700 to the present. Harmondsworth: Penguin.
Griffiths, P. (2007). História concisa da música ocidental. Lisboa: Editorial Bizâncio.
Grout, J. & Palisca, C. V. (1994). História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva.
Michels, U. (2003/2007). Atlas de Música, 2 vols. Lisboa: Gradiva.
Método de ensino
Disciplina teórico-prática (60%/40%). O programa é organizado essencialmente em três ciclos de aulas, que se apoiam e reforçam mutuamente: 1. Os repertórios; 2. Os períodos; 3. Pessoas e lugares. São aulas expositivas, em que a audição de exemplos musicais constituiu um elemento significativo e integrante, e em que a discussão com os alunos é encorajada. No 2.º ciclo as aulas são dadas, por convite, pelos docentes responsáveis pela disciplina de História da Música do período em questão - uma aula (2 horas) por docente.
Método de avaliação
Avaliação contínua, constituída por três elementos: uma prova escrita (50%); elaboração de um ensaio (30%); 2 relatórios de reflexão e participação nas aulas (20%).