Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Grandes Correntes da História da Música - 1. semestre

Código

711021053

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

6

Professor responsável

David Cranmer

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

O aluno deve:
a) Adquirir um conhecimento panorâmico das principais problemáticas, tendências estilísticas, personalidades, instituições e géneros musicais da História da Música;
b) Conhecer o repertório musical mais relevante dos vários períodos da História da Música;
c) Poder distinguir auditivamente a música dos diferentes períodos em termos estilísticos;
d) Ser capaz de contextualizar, do ponto de vista histórico, sociológico e ideológico, os principais fenómenos musicais das diferentes épocas estudadas.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

Questões de periodização na História da Música Ocidental, da Antiguidade aos nossos dias. Elementos constantes na análise dos fenómenos musicais ao longo dos tempos. Aspectos específicos da cultura e da vida musical da Antiguidade, Idade Média, Renascimento, Barroco, Classicismo, século XIX e século XX. Questões estilísticas e formais ao longo das diferentes épocas. Contextualização dos fenómenos musicais do ponto de vista histórico, sociológico e ideológico nos períodos em questão.

Bibliografia

Blanning, T. (2009). The Triumph of Music: composers, musicians and their audiences, 1700 to the present. Harmondsworth: Penguin.
Griffiths, P. (2007). História concisa da música ocidental. Lisboa: Editorial Bizâncio.
Grout, J. & Palisca, C. V. (1994). História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva.
Michels, U. (2003/2007). Atlas de Música, 2 vols. Lisboa: Gradiva.


Método de ensino

Disciplina teórico-prática (60%/40%). O programa é organizado essencialmente em três ciclos de aulas, que se apoiam e reforçam mutuamente: 1. Os repertórios; 2. Os períodos; 3. Pessoas e lugares. São aulas expositivas, em que a audição de exemplos musicais constituiu um elemento significativo e integrante, e em que a discussão com os alunos é encorajada. No 2.º ciclo as aulas são dadas, por convite, pelos docentes responsáveis pela disciplina de História da Música do período em questão - uma aula (2 horas) por docente.

Método de avaliação

Avaliação contínua, constituída por três elementos: uma prova escrita (50%); elaboração de um ensaio (30%); 2 relatórios de reflexão e participação nas aulas (20%).

Cursos