Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Temas de Investigação em Musicologia - 2. semestre

Código

711021066

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

6

Professor responsável

João Soeiro de Carvalho, Pedro Alexandre Amendoeira Mendes

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

a) Adquirir competências metodológicas, terminológicas, conceptuais e de pesquisa na área em estudo;

b) Adquirir capacidade para discutir criticamente textos e problemas relacionados com a temática em estudo;

c) Desenvolver o domínio de diferentes modelos metodológicos de investigação na área da musicologia;

d) Cultivar o juízo crítico relativamente a distintas formas de apresentação e comunicação dos resultados de investigação e pesquisa em musicologia.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

Estudo do repertório musical português do período 1890-1960: abordagens historico-culturais, analíticas e estéticas.
Será seleccionado um conjunto de obras representativas de várias linguagens musicais e orientações estéticas, com vista ao desenvolvimento da compreensão de fenómenos socioculturais a partir de estudos de caso aprofundados. Pretende-se assim cruzar conhecimentos adquiridos em diferentes áreas do Curso de Licenciatura, em torno de abordagens multifacetadas de variados objectos e fenómenos musicais, e desenvolver capacidades de observação, descrição e interpretação.
Será dada uma atenção especial ao enquadramento das tendências musicais no período em estudo no âmbito geral da história da música europeia e não-europeia.

Bibliografia

AAVV, Olhares sobre a história da música em Portugal, Vila do Conde: Verso da História, 2015.
Brito, Manuel Carlos de, e Luísa Cymbron, História da música portuguesa, Lisboa: Universidade Aberta, 1992.
Castro, Paulo Ferreira de, “Figuras da temporalidade na música erudita portuguesa na transição do séc. XIX para o séc. XX”, in Maria Luísa Couto Soares et al. (orgs.), Expressões da Analogia. Actas do Colóquio, Lisboa: Colibri, 2009, pp. 265-278
Castro, Paulo Ferreira de, “Quão musical é a República?”, in Ana Paiva Morais et al. (orgs.), Pensar a República 1910-2010, Coimbra: Almedina, 2014, pp. 197-226.
Ferreira, Manuel Pedro (org.), Dez compositores portugueses, Lisboa: Dom Quixote, 2007.
Nery, Rui Vieira, e Paulo Ferreira de Castro, História da música (Sínteses da cultura portuguesa), Lisboa : Comissariado para a Europália 91/Imp. Nac.-Casa da Moeda, 1991.

Método de ensino

Ensino presencial. Combinação de exposição teórica, discussão, leituras obrigatórias e trabalhos práticos. Audições comentadas e apresentações individuais.

Método de avaliação

Apresentações individuais (30%) e trabalho escrito (70%). A assiduidade e a participação activa nas aulas são valorizadas na avaliação global.

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