
Temas de Investigação em Musicologia - 2. semestre
Código
711021066
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
6
Professor responsável
João Soeiro de Carvalho, Pedro Alexandre Amendoeira Mendes
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
a) Adquirir competências metodológicas, terminológicas, conceptuais e de pesquisa na área em estudo;
b) Adquirir capacidade para discutir criticamente textos e problemas relacionados com a temática em estudo;
c) Desenvolver o domínio de diferentes modelos metodológicos de investigação na área da musicologia;
d) Cultivar o juízo crítico relativamente a distintas formas de apresentação e comunicação dos resultados de investigação e pesquisa em musicologia.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Estudo do repertório musical português do período 1890-1960: abordagens historico-culturais, analíticas e estéticas.
Será seleccionado um conjunto de obras representativas de várias linguagens musicais e orientações estéticas, com vista ao desenvolvimento da compreensão de fenómenos socioculturais a partir de estudos de caso aprofundados. Pretende-se assim cruzar conhecimentos adquiridos em diferentes áreas do Curso de Licenciatura, em torno de abordagens multifacetadas de variados objectos e fenómenos musicais, e desenvolver capacidades de observação, descrição e interpretação.
Será dada uma atenção especial ao enquadramento das tendências musicais no período em estudo no âmbito geral da história da música europeia e não-europeia.
Bibliografia
AAVV, Olhares sobre a história da música em Portugal, Vila do Conde: Verso da História, 2015.
Brito, Manuel Carlos de, e Luísa Cymbron, História da música portuguesa, Lisboa: Universidade Aberta, 1992.
Castro, Paulo Ferreira de, “Figuras da temporalidade na música erudita portuguesa na transição do séc. XIX para o séc. XX”, in Maria Luísa Couto Soares et al. (orgs.), Expressões da Analogia. Actas do Colóquio, Lisboa: Colibri, 2009, pp. 265-278
Castro, Paulo Ferreira de, “Quão musical é a República?”, in Ana Paiva Morais et al. (orgs.), Pensar a República 1910-2010, Coimbra: Almedina, 2014, pp. 197-226.
Ferreira, Manuel Pedro (org.), Dez compositores portugueses, Lisboa: Dom Quixote, 2007.
Nery, Rui Vieira, e Paulo Ferreira de Castro, História da música (Sínteses da cultura portuguesa), Lisboa : Comissariado para a Europália 91/Imp. Nac.-Casa da Moeda, 1991.
Método de ensino
Ensino presencial. Combinação de exposição teórica, discussão, leituras obrigatórias e trabalhos práticos. Audições comentadas e apresentações individuais.
Método de avaliação
Apresentações individuais (30%) e trabalho escrito (70%). A assiduidade e a participação activa nas aulas são valorizadas na avaliação global.