Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Análise e Teoria Musical - de 1300 a 1600 - 2. semestre

Código

711021073

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

6

Professor responsável

Nuno Raimundo

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir conhecimentos sobre as problemáticas mais relevantes da teoria musical desta época;
b) Apreciar as técnicas composicionais desta época e as questões que estas levantam;
c) Analisar uma selecção de obras musicais à luz desta teoria e prática composicional.
d) Reconhecer os fatores contextuais relevantes para cada obra;
e) Avaliar a reacção do ouvinte da actualidade aos sons da música desta época;
f) Refletir sobre a disciplina (avaliação e auto-avaliação).

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1) A paisagem sonora do período 1300-1600 e a importância de contexto;
2) Os modos, hexacórdios e solmização;
3) Harmonia, contraponto e o tratamento de dissonâncias;
4) O sistema mensural, tactus, hoqueto e a alta complexidade rítmica da ´Ars subtilior´;
5) Interação entre vozes, texturas polifónicas e evolução das cadências;
6) Questões estruturais, tais como o uso de matéria pré-existente (incluindo cantus firmus e missas de paródia), imitação, cânone, repetição em «formes fixes», formas com secções repetidas, repetição retórica;
7) A relação entre o texto literário e a música; «word-painting»;
8) Prática na análise de um leque variado de obras deste período.

Bibliografia

Atlas, A. (Ed.) (1998). Anthology of renaissance music. New York: Norton.
Atlas, A. (1998). Renaissance music. New York: Norton.
Hoppin, R. (1978). Medieval Music. New York: Norton (trad. espanhola: Hoppin, R. (2000), La música medieval. Madrid: Akal).
Hoppin, R. (Ed.) (1978). Anthology of medieval music. New York: Norton.
Leech-Wilkinson, D. (1990). Machaut´s Mass: an introduction. Oxford: Oxford University Press.
Reese, G. (1954). Music in the renaissance. New York: Edward J. Dent.
Taruskin, R. (2010). Music from the earliest notations to the sixteenth century (Oxford History of Western Music, vol. I). Oxford: Oxford University Press.

Método de ensino

Disciplina teórico-prática (50%/50%). O semestre é dividido em 2 fases (ciclos): a primeira (princípios de análise) é dividida, por sua vez, em dois - aulas expositivas sobre a teoria \"dura\" (8 horas) e sobre as práticas composicionais (16 horas), seguida por uma frequência, que avalia os conhecimentos adquiridos nesta fase, e um primeiro relatório de reflexão; a segunda (análise prática) é dedicada à análise e discussão de um leque de obras vocais e instrumentais, sacras e profanas, dos 300 anos abrangidos por esta disciplina, terminando com mais uma frequência, que avalia as capacidades de analisar uma obra específica (tipicamente uma obra vocal sacra ou profana), e um relatório de reflexão final. Os relatórios permitem, para além de uma reflexão sobre a disciplina (avaliação e auto-avaliação), comunicar ao docente preocupações ou sugestões.

Método de avaliação

Cada frequência tem a ponderação de 40% da avaliação; os restantes 20% são atribuidos aos relatórios e à participação nas aulas.

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