Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Estética - 1. semestre

Código

711031054

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

Maria João Mayer Branco

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Identificar a especificidade da reflexão filosófica sobre a estética, os objetos de que se ocupa e os conceitos a que recorre.
2. Conhecer os principais problemas de que se ocupa a estética, através da leitura e análise dos textos consagrados pela tradição ou de autores contemporâneos, em que se incluem poetas e artistas.
3. Constituir um método crítico de reconhecimento e análise de obras, literárias e artísticas, apropriadas historicamente ou não.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Através da leitura e da análise da obra O nascimento da tragédia de Friedrich Nietzsche, procurar-se-á interrogar a problematização daquilo a que o autor ali designa como “a ciência estética”, e identificar e explorar as questões que o texto suscita a respeito da situação da arte na modernidade.

Bibliografia

LORAUX, Nicole, La voix endeuillée. Essai sur la tragédie grecque, Gallimard, Paris, 1999
NIETZSCHE, F., O nascimento da tragédia, Círculo de Leitores, Lisboa, 1996 (tradução, comentário e notas de Teresa R. Cadete)
PORTER, James I., The Invention of Dionysus. An Essay on the Birth of Tragedy, Stanford University Press, Stanford / California, 2000
SCHMIDT, Dennis J., On Germans and Other Greeks. Tragedy and Ethical Life, Indiana University Press, Bloomington and Indianapolis, 2001



Método de ensino

(a) A maior parte das aulas são aulas de exposição dialogada, isto é, de exposição teórica mas com espaço para perguntas e intervenção dos alunos, bem como para a leitura de passagens relevantes dos textos em análise.
(b) Algumas aulas são leccionadas no chamado “regime de seminário”, i.e., consistem em leitura, comentário e análise de texto (com recurso a pdf projectados por computador).
(c) Por fim, algumas aulas consistem na discussão — com os alunos — de matérias já expostas e dos problemas que elas levantam.
(d) Uso constante de exemplos tirados da história da arte (e.g. da história da pintura, através do uso do projector e de reproduções em pdf ou outros formatos).

Método de avaliação

(e) A meio do semestre os alunos realizam uma prova de frequência que pesa 20% na avaliação final.
(f) O principal elemento de avaliação é uma segunda prova de frequência no final do semestre (70%);
(g) a assiduidade e a participação contribuem também para a nota final (10%)

Cursos