
Filosofia das Ciências - 2. semestre
Código
711031058
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Professor responsável
Giovanni Damele, Pietro Gori
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Identificar os parâmetros de racionalidade operantes na prática científica e os conceitos e princípios filosóficos que a sustentam.
2. Identificar os principais paradigmas científicos e os seus pressupostos filosóficos.
3. Reconhecer e enunciar com precisão as questões filosóficas colocadas pelo saber científico.
4. Conhecer alguns dos textos mais relevantes da tradição filosófica no campo da filosofia da ciência.
5. Reconhecer a especificidade dos contributos contemporâneos no âmbito da Filosofia da Ciência
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
O curso está dividido em duas partes. Na primeira, serão considerados alguns problemas e controvérsias com que se debate a filosofia das ciências na actualidade, designadamente: (a) a relação entre ciência e filosofia; (b) o caráter próprio do conhecimento em geral e do conhecimento científico mais em particular; (c) a discussão em torno do desenvolvimento e da metodologia da ciência; (d) a questão da explicação na ciência; (e) o problema do realismo e do antirrealismo.
Na segunda parte do curso será abordada a teoria evolutiva de Charles Darwin, no 160º ano da publicação de “A origem das espécies” (1859). As aulas serão dedicadas particularmente às aplicações do ponto de vista evolutivo na epistemologia e na ética, através da leitura de dois textos clássicos sobre esse assunto.
Bibliografia
Ladyman, J. (2002). Understanding Philosophy of Science, London and New York: Routledge.
Chalmers, A. (2013). What is This Thing Called Science? Queensland: Universoty of Queensland Press [4th edition].
Okasha, S. (2016). Philosophy of Science. A Very Short Introduction, Oxford: Oxford University Press.
Ruse, M. (1998). Taking Darwin Seriously, New York: Prometheus Books.
Dennet, D. (1995). Darwin’s Dangerous Idea, London: Penguin.
Método de ensino
O curso tem uma natureza teórico prática. Haverá aulas de enquadramento, de apresentação e contextualização do pensamento dos diversos autores ou de formulação e aprofundamento dos problemas em análise, e aulas mais centradas na análise e discussão de textos. Os alunos terão acesso aos textos a analisar, devendo preparar a sua discussão em sala de aula.
Ensino presencial.
Método de avaliação
1. Uma prova escrita a realizar no meio do semestre (35%).
2. Uma prova escrita a realizar no final do semestre (65%).