Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Filosofia das Ciências - 2. semestre

Código

711031058

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

Giovanni Damele, Pietro Gori

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

1. Identificar os parâmetros de racionalidade operantes na prática científica e os conceitos e princípios filosóficos que a sustentam.
2. Identificar os principais paradigmas científicos e os seus pressupostos filosóficos.
3. Reconhecer e enunciar com precisão as questões filosóficas colocadas pelo saber científico.
4. Conhecer alguns dos textos mais relevantes da tradição filosófica no campo da filosofia da ciência.
5. Reconhecer a especificidade dos contributos contemporâneos no âmbito da Filosofia da Ciência


Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

O curso está dividido em duas partes. Na primeira, serão considerados alguns problemas e controvérsias com que se debate a filosofia das ciências na actualidade, designadamente: (a) a relação entre ciência e filosofia; (b) o caráter próprio do conhecimento em geral e do conhecimento científico mais em particular; (c) a discussão em torno do desenvolvimento e da metodologia da ciência; (d) a questão da explicação na ciência; (e) o problema do realismo e do antirrealismo.
Na segunda parte do curso será abordada a teoria evolutiva de Charles Darwin, no 160º ano da publicação de “A origem das espécies” (1859). As aulas serão dedicadas particularmente às aplicações do ponto de vista evolutivo na epistemologia e na ética, através da leitura de dois textos clássicos sobre esse assunto.

Bibliografia

Ladyman, J. (2002). Understanding Philosophy of Science, London and New York: Routledge.
Chalmers, A. (2013). What is This Thing Called Science? Queensland: Universoty of Queensland Press [4th edition].
Okasha, S. (2016). Philosophy of Science. A Very Short Introduction, Oxford: Oxford University Press.
Ruse, M. (1998). Taking Darwin Seriously, New York: Prometheus Books.
Dennet, D. (1995). Darwin’s Dangerous Idea, London: Penguin.

Método de ensino

O curso tem uma natureza teórico prática. Haverá aulas de enquadramento, de apresentação e contextualização do pensamento dos diversos autores ou de formulação e aprofundamento dos problemas em análise, e aulas mais centradas na análise e discussão de textos. Os alunos terão acesso aos textos a analisar, devendo preparar a sua discussão em sala de aula.
Ensino presencial.


Método de avaliação

1. Uma prova escrita a realizar no meio do semestre (35%).
2. Uma prova escrita a realizar no final do semestre (65%).




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