
Ética Aplicada
Código
711031067
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
As aulas desta disciplina são dedicadas à descrição, reflexão e eventual solução de problemas éticos. A ética aplicada exige pressupostos teóricos, na base dos quais esses problemas encontram a sua solução. Neste sentido os alunos são convocados para a discussão de temas práticos em ética, a partir de diferentes pontos de vista. O desafio metodológico consistirá na construção de um conhecimento alargado de cada problema, mediante a aplicação de perspectivas, quer utilitaristas, quer consequencialistas, quer deontológicas. Serão usadas na aula obras de autores contemporâneos, reconhecidos na área da ética aplicada (Philippa Foot, Peter Singer, Michael J. Sandel).
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. Os grandes marcos da tradição filosófica da ética ocidental: a ética clássica (Aristóteles e S. Tomás); a ética moderna (Rousseau e Kant); a ética compteporânea (Rawls e Habermas).
2. Questões essenciais na ética contemporânea: a autoestima; o desejo; a problemática do sentimento e o novo questionamento da afetividade; o problema da justiça.
3. A ética da discussão de Habermas, a sua importância nos dias de hoje e a reformulação discursiva da ética de Kant à luz dos seus quatro vectores: ética universalista, deontológica, cognitivista e formal.
4. Novos problemas postos à ética contemporânea: a globalização e a ecologia.
Bibliografia
Michael J. Sandel, Justice – What’s the right thing to do?, London: Penguin, 2010
Philippa Foot, Moral Dilemmas and Other Topics in Moral Philosophy, Oxford UP, 2002
Peter Singer, Practical Ethics, Cambridge UP: Cambridge, 1993
Peter Singer (ed.), Applied Ethics (Oxford Readings in Philosophy), Oxford UP, 1986
Método de ensino
As metodologias de ensino incluem aulas teóricas e aulas práticas com o mesmo peso letivo. Discussão de textos filosóficos relativos à aplicação da ética aos problemas da sociedade atual.
Método de avaliação
A avaliação é constituída por Frequência (40%); trabalho com defesa oral (40%); avaliação contínua e participação nas aulas (20%).