
Filosofia da Religião
Código
711031069
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
a) Desenvolver uma compreensão crítica das tradições religiosas e filosóficas centrais ao mundo contemporâneo.
b) Desenvolver capacidades de pensamento crítico de forma a avaliar argumentos e posições.
c) Desenvolver a capacidade de relacionar eventos atuais a sistemas religiosos e filosóficos.
d) Desenvolver a capacidade de aplicar perspetivas de diversos grupos religiosos e culturais à analise crítica.
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
Os livros VI e XII da Metafísica de Aristóteles ocupam-se do problema de Deus e da “ciência” que lhe dá acesso. O projecto de investigação do ser supremo é paralelo ao da investigação ontológica, o de saber por onde vem o ser a ser o que é. Existem todos os seres dependentes de Deus ou Deus é um objecto a interrogar entre outros?
Procuraremos ver alguns momentos decisivos do pensamento de Deus na sua interpretação ontológica e no interior da própria teologia cristã, como a possibilidade radical para lançar bases da pergunta pelo sentido do ser em geral. As situações religiosas são situações existenciais. Mas há uma diferença radical e absoluta entre estar na Graça da revelação de Deus e estar completamente fora da sua alçada. Leremos algumas das epístolas de São Paulo decisivas para a constituição de uma teologia cristã. Veremos em que sentido alguns conceitos chave da ética e teologia aristotélicas podem ser revistos.
Bibliografia
Heidegger, M., Fritsch, M., Gosetti-Ferencei, J. A., Heidegger, M., Heidegger, M., & Heidegger, M. (2010). The phenomenology of religious life. Bloomington: Indiana University Press.
A., & Jaeger, W. W. (1989). Aristotelis Metaphysica. Oxonii: E Typographeo Clarendoniano.
Nestle, E., Nestle, E., & Aland, K. (1984). Novum Testamentum Graece et Latine: textum Graecum. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft.
Método de ensino
O método adoptado para as aulas combina a exposição das leituras e respectivo comentário com a diescussão dos trabalhos dos estudantes.
Método de avaliação
Cada estudante tem de escrever (60%) um trabalho para ser apresentado e defendido oralmente (40%).