
Ecologia - 2. semestre
Código
711041012
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Geografia e Planeamento Regional
Créditos
6
Professor responsável
José Eduardo Ventura
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Reconhecer a importância da variação temporal e espacial dos fatores ecológicos;
b) Identificar os principais fatores ecológicos limitantes nos diversos sistemas ecológicos;
c) Relacionar as biocenoses com os fatores ecológicos;
d) Conhecer o mosaico bioclimático do Globo;
e) Reconhecer as perturbações naturais e as antrópicas na dinâmica dos ecossistemas;
f) Refletir sobre os grandes problemas ambientais.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1) Introdução: Conceitos e Definições
2) Elementos constituintes do Meio natural
3) Fatores ecológicos e sua influência nos seres vivos
4) Populações, Biocenoses e Ecossistemas
5) Mosaico bioclimático do Planeta
6) Influência antrópica no Meio natural
7) Desequilíbrios, perturbações e reajustes na dinâmica dos ecossistemas
8) Problemas ambientais actuais
Bibliografia
Bailey, R.(2009). Ecoregions - The Ecosystem Geography of the Oceans and Continents (2nd ed.). New York: Springer.
Carapeto, C. (1994). Ecologia. Princípios e conceitos. Lisboa: Universidade Aberta
Demangeot, J. (2000). Os Meios Naturais do Globo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Mitsh, W.J., Gosselink, J.G (2000). Wetlands (3ª ed.). New York: Wiley.
Odum, E. P. (2001). Fundamentos de Ecologia (6ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Ramade, F. (2003). Elements d’Ecologie. Ecologie fondamentale (3ª ed.). Paris: Dunod.
Soromenho-Marques, V. (2010). O ambiente na Encruzilhada. Por um Futuro sustentável. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Esfera do Caos.
Método de ensino
Método de ensino
Aulas teóricas expositivas em que são apresentados e debatidos com os alunos os tópicos do programa.
Aulas práticas de acompanhamento e preparação do trabalho de investigação (máximo de três elementos), sobre um tema relacionado com os tópicos do programa. É solicitado a apresentação de um caso estudo.
Método de avaliação
Método de avaliação
A cada estudante é solicitado:
- A leitura de um série de textos selecionados, cujos conteúdos serão objecto de avaliação através de um teste escrito, que representa 60% da classificação final
- Participação num trabalho de investigação em grupo, com apresentação oral que corresponde a 40% da classificação final.
(Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento).