
Metodologia da História - 1. semestre
Código
711051068
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6
Professor responsável
Raquel Pereira Henriques
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português sem apoio tutorial em LE
Objectivos
. Perceber a relevância do método de trabalho para o estudo da História
. Aprender a organizar um trabalho de investigação
. Refletir sobre os contributos de outras ciências para a História
. História do tempo presente, testemunhos orais e biografias – como proceder metodologicamente
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
1. A História entre teoria e métodos: introdução ao estudo da disciplina.
2. A importância do método histórico. Noções gerais de metodologia e práticas históricas.
3. A organização de um trabalho científico: planificação, estrutura, citações, bibliografia. Características de uma ficha de leitura, de uma recensão, de um ensaio, de uma tese.
4. A heurística: as condições e as práticas correctas da identificação e selecção das fontes.
5. A diversidade de fontes históricas. As ciências auxiliares da História.
6. A crítica histórica. A crítica externa e a crítica interna.
7. A síntese histórica. A construção da narrativa. O romance histórico.
8. A utilização de testemunhos orais. A História do tempo presente. As abordagens de natureza biográfica.
Bibliografia
BEBIANO, Rui (2001). Temas e problemas da história do presente, disponível em http://www1.ci.uc.pt/pessoal/rbebiano/docs/estudos/hrecente.pdf
BLOCH, Marc (s.d., 4ª ed). Introdução à História. Mem-Martins: Public. Europa-América
CEIA, Carlos (2012, 9ª ed) Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Edit. Presença
CURTO, Diogo Ramada (2013). Para que serve a História? Lisboa: Tinta-da-China
LE GOFF, Jacques & NORA, Pierre (dir.) (1987). Fazer História, Novos objectos. Vol. 3. Venda Nova: Bertrand Edit.
MATTOSO, José (1988). A Escrita da História. Teoria e Métodos. Lisboa: Edit. Estampa
RANCIÈRE, Jacques (2014). As palavras da História. Ensaio de poética do saber. Lisboa: Edições unipop
TORGAL, Luís Reis (2015). História... Que História? Notas críticas de um historiador. Lisboa: Temas e Debates / C. de Leitores
TRAVERSO, Enzo (2012). O passado, modos de usar. Lisboa: Edições unipop
VEYNE, Paul (2008 [1ª ed. 1971]). Como se escreve a História. Lisboa: Edições 70
Método de ensino
Métodos de ensino:
Ensino presencial.
40% de aulas teóricas e 60% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
- Problematização de informação teórica, visitas de estudo a museus, bibliotecas e arquivos de diferente natureza.
- Reforça-se a importância de outras fontes que não as escritas, como a iconografia, objetos, artefactos arqueológicos, testemunhos orais, etc.
Nas aulas teóricas procura-se, a partir de exemplos práticos, sensibilizar os alunos para a importância da Metodologia como garante do caráter científico do texto historiográfico.
Método de avaliação
Métodos de avaliação:
Ficha de leitura - 30%
Bibliografia sobre um tema indicado pelo docente - 15%
Reflexão escrita sobre o trabalho do historiador - 30%
Avaliação escrita presencial - 25%