
História dos Estados Unidos da América
Código
711051153
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir uma visão crítica da História dos Estados Unidos, entre 1763 e 1917
b) Analisar a História dos Estados Unidos ao nível político, económico e social
c) Problematizar os períodos cronológicos e as temáticas principais da História dos Estados Unidos
d) Integrar, numa visão comparada, a História dos Estados Unidos na evolução histórica mundial e, em particular, na europeia
e) Conhecer as diferentes perspectivas historiográficas relativas à História dos Estados Unidos e aos períodos e temas em que esta se divide
f) Adquirir conhecimentos que habilitem a um prosseguimento aprofundado de estudos sobre a época contemporânea.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
Introdução:
- Historiografia e periodização da História dos EUA
- Os Estados Unidos da América: evolução geográfica e demográfica
Parte I: a evolução política e institucional
- De colónias a Estados Unidos: a Revolução Americana
- A Declaração da Independência e a Constituição
- Os primeiros anos da jovem República (1789-1801)
- Democracia e progresso (1801-1840)
- “Uma casa dividida”: a caminho da Guerra Civil (1840-1861)
- A Guerra Civil: preservar a União e acabar com a escravatura (1861-1865)
- A Reconstrução (1865-1877)
- “A Era Dourada”: os EUA no final do século XIX
- A Era Progressiva: os EUA no início do século XX
- A entrada no palco mundial: os EUA e a Primeira Grande Guerra
Parte II: grandes temas
- Escravatura e abolição
- A conquista do Oeste
- Imigração, industrialização e transportes
- Religião
Bibliografia
Cohen, Nancy, The reconstruction of American liberalism, 1865-1914, Chapel Hill, UNC Press, 2002.
Foner, Eric, Reconstruction: America´s Unfinished Revolution, 1863-1877, New York, Harper Perennial Modern Classics, 2002.
Howe, Daniel Walker, What hath God wrought: the transformation of America, 1815-1848, Oxford University Press US, 2007.
McPherson, James M., Battle cry of freedom: the Civil War era, Oxford University Press US, 2003.
Wood, Gordon S., Empire of Liberty: A History of the Early Republic, 1789-1815, Oxford University Press US, 2009.
Método de ensino
As aulas teóricas serão essencialmente expositivas, com a possibilidade de intervenção dos alunos para esclarecimento de dúvidas ou comentários. As aulas práticas serão dedicadas à análise, comentário e debate de textos historiográficos, documentos contemporâneos, filmes ou sites da Internet sobre a História dos Estados Unidos, previamente seleccionados pelo docente e analisados pelos alunos.
Método de avaliação
Os alunos serão avaliados através da sua participação nas aulas práticas (20% da cotação final), de um trabalho escrito individual (40%) e de uma frequência final escrita sem consulta (40%).