
Introdução à Arqueologia Egípcia
Código
711051161
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Conhecer as principais e mais recentes interpretações historiográficas relativas às temáticas estudadas
2. Conhecer os principais documentos históricos, demonstrando capacidade de os analisar e interpretar, integrando-os no seu contexto histórico.
3. Conhecer os principais sítios arqueológicos no Egipto, as principais instituições e museus.
4. Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, demonstrando reconhecer os principais conceitos e a terminoloia adequada.
5.Aquirir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo da Arqueologia Egípcia
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
1. A história da arqueologia egípcia
1.1. Da Antiguidade ao sec. XVII
1.2. Os colecionadores: secs. XVII-XVIII
1.3. A “exploração” do Egipto
1.4. As escavações no princípio do sec. XX
1.5. O trabalho arqueológico hoje
2.Principais sítios arqueológicos no Egipto
2.1. Da Pré-história ao Período Romano
3.Instituições Arqueológicas, de Investigação e de Ensino
3.1. No Egipto, na Europa, na América, etc
4. Os principais Museus
4.1. No Egipto
4.2. Na Europa
4.3. Nos Estados Unidos da América
Bibliografia
BARD, K. A. (dir.), Encyclopedia of the Archaeology of Ancient Egypt, London & New York, 1999.
BREWER, D. J., The Archaeology of Ancient Egypt Beyond Pharaohs, Cambridge, Cambridge University Press, 2012.
BUNSON, M., Encyclopedia of the Ancient Egypt, New York, Infobase Publishing, 2012.
WENDRICH, W. (ed.), Egyptian Archaeology, Chichester, Wiley, Blackwell, 2010.
WILKINSON, R. H. (ed.) Egyptology Today, Cambridge, Cambridge University Press, 2008.
Método de ensino
-Exposição dos conteúdos programáticos em aulas teórico-práticas com recurso a power point.
-Apoio didáctico em sumários (Sínteses), power points, documentos, etc.
-Comentário de fontes iconográficas e textuais em aulas práticas. Debates na sequência de filmes ou workshops
Método de avaliação
Dois elementos de avaliação escritos:
um teste e um trabalho em grupo;
apresentação oral dos trabalhos com avaliação do desempenho individual.