
História da Arte da Antiguidade Tardia - 1. semestre
Código
711061013
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
6
Professor responsável
Alicia Miguélez Cavero
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Eliminar eventuais preconceitos e estereótipos sobre a Idade Média e a arte
medieval;
b) Problematizar sobre a terminologia utilizada por diversas disciplinas ao abordar
o estudo da Idade Média e da arte medieval;
c) Analisar as principais produções artísticas criadas no Ocidente desde o século IV
até ao século X.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
Introdução:
Contextualização histórica, geográfica e temporal.
Objetivos, metodologia e fontes
I PARTE: O território do Império Romano nos séculos IV-V
II PARTE: O mosaico artístico do Ocidente romano-germânico nos séculos V-VIII
III PARTE: O Ocidente medieval nos séculos VIII-IX
IV PARTE: A Europa do Ano 1000
Bibliografia
BANDINELLI, R.B. The Late Empire. Roman Art A.D. 200-400, Nova Iorque: 1971
GARCÍA MARCILLA, J. V. (dir.), Historia del Arte Medieval. Valencia: Publicacions Universitat de València, 2012.
GRABAR, A., Les voies de la création en iconographie chrétienne. Paris: Flammarion, 1979.
KRAUTHEIMER, R. Early Christian and Byzantine Architecture, New Haven, 1986.
McCLENDON, C. B., The Origins of Medieval Architecture. Building in Europe 600-900 AD. New Haven – London, 2005.
NEES, L., Early Medieval Art. Oxford: University Press, 2002.
RAMÍREZ, J. A. (dir.), Historia del Arte. Vol. II: La Edad Media. Madrid: Alianza Editorial, 1999.
SPIER, J. (ed.). Picturing the Bible. The Earliest Christian Art. Forth Worths: Kimbell Art Museum, 2007.
VAUCHEZ, A., A espiritualidade da Idade Média Ocidental. Séc. VIII-XIII. Lisboa: Estampa, 1995.
WIRTH, J. L´image médiévale. Naissance et Développements (VI-XVe Siècle), Paris: Klincksieck, 1989.
Método de ensino
O método de ensino baseia-se em aulas teóricas com a apresentação de conteúdos por parte da professora e aulas práticas, com a participação ativa dos estudantes, a partir de leituras efetuadas previamente, e a apresentação de variados recursos didáticos e virtuais. Considera-se que a participação ativa e dinâmica do/a aluno/a será fulcral.
Método de avaliação
A avaliação far-se-á com base em três elementos de avaliação:
1. Trabalho inserido no Projeto #Medieval Portugal (25%)
2. Teste (50%)
3. Participação ativa na aula e no fórum virtual de discussão da plataforma
Moodle, sendo este um elemento de avaliação contínua ao longo de todo o
semestre (25%)