
Cultura e Arte Contemporânea - 2. semestre
Código
711061035
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
6
Professor responsável
Margarida Brito Alves
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1) Aprofundar e consolidar os conhecimentos sobre Arte Contemporânea.
2) Cruzar a informação histórica sobre Arte Contemporânea com diferentes perspectivas teóricas.
3) Identificar algumas das orientações e dos debates principais que determinam a produção artística contemporânea.
4) Dominar instrumentos de leitura interdisciplinar adaptados à compreensão das realidades artísticas contemporâneas.
5) Identificar as interacções da Arte Contemporânea com outros domínios da cultura.
Pré-requisitos
-
Conteúdo
1. Charles Baudelaire e a fundamentação do Moderno. Moderno, Modernidade e Modernismo.
2. As transgressões das primeiras vanguardas. Futurismo, Neo-Plasticismo, Abstracção, Suprematismo e Construtivismo.
3. Arte e Política. O “Regresso à Ordem” e o Realismo Socialista.
4. Práticas e discursos da Modernidade no segundo Pós-Guerra. Clement Greenberg e a defesa da “centralidade” da pintura norte-americana nos anos 1940 e 1950.
5. Os desdobramentos das décadas de 1960 e 1970 - Heterodoxias, Minimalismo e práticas “pós-minimalistas”. Dinâmicas performativas e relacionais.
6. A relação entre as primeiras e as segundas vanguardas. As teses de Peter Burger e de Hal Foster.
7. Práticas artísticas contemporâneas - extensões e revisitações.
Bibliografia
BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, Benjamin; FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind; Art since 1900. Modernism. Antimodernism. Postmodernism. - London: Thames & Hudson, 2004
BATTCOCK, Gregory (editor), Minimal Art. A Critical Anthology. - Berkeley / London: university of California Press, 1995
BURGER, Peter, Teoria da Vanguarda. - Lisboa: Vega, 1993
DUVE, Thierry De, Kant After Duchamp. Cambridge / Massachusetts: MIT Press, 1996
FER, Briony, The Infinite Line. Re-making Art after Modernism. - New haven / London: Yale University Press, 2004
FOSTER, Hal, The Return of the Real. - Cambridge / Massachusetts: MIT Press, 1991
GREENBERG, Art and Culture - Critical Essays. - Boston: Beacon Press, 1989
GROYS, Boris, Art Power. - Cambridge / Massachusetts: MIT Press, 2008
HARRISON, Charles, WOOD, Paul (editors), 1900-2000: Art in Theory - An Anthology of Changing Ideas. - Oxford/ Cambridge: Blackwell Publishers, 2002
Método de ensino
Trata-se de uma unidade curricular que privilegia uma componente expositiva conduzida pela docente, que é complementada pela análise e discussão, em grupo, de textos previamente seleccionados. Pretende-se assim aprofundar e consolidar os conhecimentos adquiridos e garantir o envolvimento crítico e activo dos alunos na discussão das questões fundamentais que estruturam o programa.
Método de avaliação
A avaliação tem por base um teste final escrito (50%), a apresentação de um trabalho final de investigação (40%) - com 10 páginas, relacionado com os conteúdos do programa e realizado individualmente ou em grupos de 2 ou 3 alunos - e a participação dos estudantes nas discussões desenvolvidas nas aulas (10%).