
Sociedade Civil e Movimentos Sociais
Código
711071062
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Políticos
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Facultar aos estudantes um conhecimento geral das principais tradições analíticas, inovações conceptuais e temas investigados nos campos sub-disciplinares dos estudos sobre sociedade civil e movimentos sociais.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
A história intelectual dos estudos sobre sociedade civil e movimentos sociais. Os autores clássicos: Tocqueville, Marx, Von Stein, Weber, Durkheim e Gramsci. Processos de modernização e interesses organizados. Processos de Modernização e protesto social. Sistemas de Intermediação de Interesses: Corporativismo e Pluralismo. Sociedade civil e regimes políticos: protesto e interesses organizados na transição para a democracia. Sociedade civil, qualidade e colapso das democracias. Padrões de sociedade civil nas democracias europeias. Capital social. Os Ciclos de protesto e a relação entre movimentos sociais, instituições e partidos políticos. Violência e protesto. As consequências de longa-duração dos ciclos de protesto e dos movimentos sociais.
Bibliografia
Bermeo, Nancy, Ordinary People in Extraordinary Times: The Citizenry and the Collapse of Democracy, Princeton University Press, 2003
Fernandes, Tiago, «Rethinking Pathways to Democracy: Civil Society in Spain and Portugal, 1960s – 2014», Democratization, March 2014
Putnam, Robert D., Making Democracy Work. Civic Traditions in Modern Italy, Princeton, Princeton University Press, 1993
Tarrow, Sidney, Democracy and Disorder. Protest and Politics in Italy, 1965-1975, Oxford, Clarendon Press, 1989
Tocqueville, Alexis de, Democracy in America, New Jersey, Humanities Press, 1993
Método de ensino
Aulas de índole teórica, de exposição dos temas fundamentais do Programa (60%), combinadas com aulas práticas destinadas à apresentação e discussão de textos (40%).Uma prova escrita presencial (frequência) no final do período de aulas. A assiduidade dos estudantes (2/3 das aulas no mínimo, excepto para estudantes com regime especial) e a qualidade das suas intervenções nos debates realizados nas aulas práticas serão um elemento de ponderação nas notas finais.
Método de avaliação