
Teorias da Acção Social
Código
711081053
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português sem apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Capacidade de reflexão crítica sobre as principais contribuições teóricas no âmbito da Sociologia que têm acentuado a acção social como elemento estruturador das sociedades modernas;
2. Capacidade de análise sociológica das diferentes dinâmicas de acção social, à luz das mais recentes contribuições da Sociologia e das Neurociências;
3. Conhecimento e análise crítica dos resultados de investigações empíricas recentes, realizadas sobre a realidade portuguesa;
4.Capacidade de aplicação das teorias da acção social a situações e contextos sociais concretos;
5. Capacidade de comunicação rigorosa e significativa do conhecimento sobre as teorias da acção social.
Pré-requisitos
Os alunos devem ter completado 48 unidades de crédito ECTS.
Conteúdo
1. A acção social no contexto da produção sociológica
- Estrutura e acção social
- Reflexividade e acção social
2. A Sociologia e as teorias da acção social
- Do pensamento filosófico à reflexão sociológica
- Os clássicos: Marx, Weber e Parsons
- Os mais recentes: Mead, Garfinkel, Goffman e Giddens
- Para uma abordagem sistémica da acção social
3. As condicionantes da acção social
- Os paradigmas clássicos, centrados no material, e os mais recentes, focados no prazer e na realização pessoal
- O económico e as normas e valores sociais
- Acção colectiva e hedonismo individual
4. As novas fronteiras da acção social
- A Sociologia e as Neurociências
- O indivíduo e o social
- A emoção e a razão
5. A análise da acção social a partir abordagens da complexidade (exemplos)
- Tomada de decisão em contextos de risco na esfera económica
- Situações de ruptura individual e social em contextos de violência de género
Bibliografia
Barbalet, J. (1998). Emoção, teoria social e estrutura social. Lisboa: Instituto Piaget.
Boudon, R. (2009). Rational choice theory. In Bryan S. Turner, The new Blackwell companion to social iheory. Chichester: Blackwell, pp. 179-195.
Giddens, A. (2001). Transformações da Intimidade. Oeiras: Celta.
Goffman, E. (1974). Interaction rituals. Essays on face-to-face behavior. New York: Pantheon Books.
Lipovetsky, G. (2006). A felicidade paradoxal. Lisboa: Edições 70.
Parsons, T. & Shils, E. (1962). Toward a general theory of action. Cambridge MA: Harvard University Press.
Roberts, B. (2006). Micro social theory. Hampshire: Palgrave.
Turner, J. (1988). A theory of social interaction. Stanford: Stanford University Press.
Walby, S. (2009). Globalization and inequalities: Complexity and contested modernities. London: Sage.
Método de ensino
- Aulas de exposição de conteúdos de natureza teórica, pelo docente (50%)
- Aulas teórico-práticas, de apresentação e discussão em aula, por parte dos(as) alunos(as), de textos fornecidos pelo docente (10 blocos de textos, podendo variar em função do calendário escolar anual). Em cada aula, serão discutidos blocos de textos temáticos, devendo os inscritos nesse grupo dividir-se de forma a metade fazer a apresentaçãoe e a outra metade a contra-argumentação crítica (50%).
Ensino presencial.
Método de avaliação
- Theoretical presentation, by the lecturer (50%)
- Theoretical-practical work; presentation and discussion in class, by the students, of texts provided by the lecturer (10 blocks of texts, that may vary according to the school schedule). In each class, we will discuss thematic blocks; the students enrolled in this group will be divided so that one half will present the text, and the other half a critical counterargument (50%).