
Teoria e Análise Demográfica - 1. semestre
Código
711081065
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
6
Professor responsável
Ana Paula Gil, Paulo Machado
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Compreensão da população enquanto componente dinâmica das sociedades;
2. Capacidade de análise das grandes questões demográficas que se colocam no século XXI;
3. Conhecimento das principais características e tendências da demografia de Portugal, enquadrada no espaço da União Europeia;
4. Capacidade para equacionar os desafios demográficos de forma integrada e em articulação com outras componentes socioeconómicas relevantes;
5. Capacidade de análise das dinâmicas demográficas em curso;
6. Conhecimento e capacidade de aplicação dos métodos e técnicas de análise demográfica, tratando em separado as variáveis de ´estado´ da população e as variáveis de ´dinâmica´;
7. Capacidade de proceder a análises territorializadas de caracterização sociodemográfica elementar;
8. Capacidade de comunicação rigorosa e significativa dos conhecimentos e resultados de análises demográficas.
Pré-requisitos
não aplicável
Conteúdo
1. Introdução à Ciência Demográfica (objeto, métodos, características do sistema demográfico, ramos de análise)
2. Factos Populacionais (Mundo, Europa, Portugal)
2.1. Trajetórias recentes
2.2. Motores e desafios das dinâmicas populacionais
3. Observação, Técnicas e Instrumentos de Análise Demográfica
3.1. Fontes (principais) de dados: Censos e dados de Registo Civil.
3.2. Unidades territoriais administrativas e não administrativas (NUTS)
3.3. Acesso a dados demográficos na web.
3.4. O estado da população: conceitos e técnicas de análise
3.5. Volume populacional, estrutura etária e por sexos e distribuição no território
3.6. Dinâmica populacional: princípios e métodos de análise dos fenómenos demográficos (Mortalidade, Nupcialidade, Natalidade/Fecundidade, Movimentos Migratórios)
Bibliografia
Bandeira, Mário Leston(2004).Demografia: Objecto, Teorias e Métodos. Lisboa:Escolar Editora.
AA.VV (2013). Os Portugueses em 2030. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Castro, A., Martins, J. M. e Silva, C. (2015). A Demografia e o País – previsões cristalinas sem bola de cristal. Lisboa: Gradiva.
Coleman, Davida; Schofield, Roger [ed.] (1988). The State of Population Theory – forward from Malthus.Oxford: Basil Blackwell.
Dupaquier, Michel (2001).Démographie. Paris: PUF.
Fernandes, Ana (2008).Questões Demográficas – demografia e sociologia da população. Lisboa: Colibri/FCSH-UNL.
Nazareth, J. Manuel (1996).Introdução à Demografia – teoria e prática. Lisboa: ed. Presença.
Nazareth, J. Manuel (2004).Demografia: A Ciência da População. Lisboa: ed. Presença.
Nazareth, J. Manuel (2009).Crescer e Envelhecer - Constrangimentos e Oportunidades do Envelhecimento Demográfico. Lisboa: ed. Presença.
Poston, Dudley & Micklin, Michael (eds.) (2005). Handbook of Population. New York: Kluwe
Método de ensino
• Método de ensino:-1 aula semanal de 2 h, de caráter expositivo, sobre a matéria teórica, com argumentação docente e apresentação e discussão de textos, e demonstração de exercícios;- 1 aula semanal de 2 h, de caráter prático, para realização e resolução de 6 exercícios práticos.
A distribuição de tempo entre aulas expositivas e práticas é equivalente, e a presença em ambas é obrigatória (e sujeita a registo), salvaguardando-se as normas em vigor para estudantes-trabalhadores.Método de avaliação: (1) Trabalho de grupo a apresentar no final do período escolar, com discussão oral obrigatória (40%). Os critérios de pontuação são explicitados no início do ano e constam de documento próprio. Em regra, o perfil destes trabalhos corresponde a um paper submetido a encontro científico; (2)
Método de avaliação
Teste de avaliação (40%);(3)Apresentação da resolução dos Trabalhos Práticos é igualmente mandatória (20%).Dos 6 Trabalhos Práticos previstos o aluno será chamado a apresentar 3 para a sua avaliação.