
História da Alemanha - 2. semestre
Código
711101058
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Alemães
Créditos
6
Professor responsável
Gabriela Fragoso
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português-Alemão
Objectivos
a) Conhecer de uma forma genérica mas abrangente a História da Alemanha;
 b) Saber identificar os momentos chave da História da Alemanha contemporânea;
 c) Compreender a evolução das estruturas culturais e políticas europeias, nomeadamente os nacionalismos europeus;
 d) Adquirir os conhecimentos que permitam identificar e discutir a especificidade do espaço de língua alemã no quadro europeu.
e) Ajudar os estudantes a organizar uma pesquisa bibliográfica tendo em vista uma apresentação oral. 
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
O curso pretende proporcionar uma visão genérica e abrangente da Alemanha no contexto europeu centrando-se em momentos chave da sua história recente, com especial incidência no período situado entre o pós 2ª Guerra Mundial e a pós-reunificação.
Bibliografia
 - Fulbrook, M. The divided nation: a history of Germany, 1918-1990. Oxford University Press, New York, 1992. 
- Herbert, U.  Geschichte Deutschlands im 20. Jahrhundert. C.H.Beck, München, 2014.
-  Kitchen, M.  A history of modern Germany, 1800-2000. Blackwell Pub., Malden, MA, 2006.
 - Lee, SJ.  Aspects of European History, 1789-1980. Routledge, London, New York, 2007.
 - Opitz, A. (coord)  Sociedade e Cultura Alemãs. Univ. Aberta, Lisboa, 1998.
 - Scheidl, L. Dois séculos de história alemã (política, sociedade, cultura); textos e documentos dos séculos XIX e XX. Minerva, Coimbra, 1996.  
Método de ensino
Exposição teórica das principais questões do programa, com aplicação em leituras práticas de textos exemplificativos e discussão em grupo de interpretações de textos  pré-definidos; supervisão tutorial do trabalho de investigação conducente à apresentação oral de um tema escolhido pelo aluno. O método de ensino é essencialmente reflexivo e orientado para a problematização dos conteúdos programáticos da UC. Participação dos alunos na apresentação e discussão de textos e documentos fundamentais.
Método de avaliação
Avaliação:  uma frequência a meio do período e uma frequência no final (no conjunto:50%); uma apresentação oral (50%).
A participação nas aulas é obrigatória. 
