
Alemão B2.2 - 1. semestre
Código
711101083
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Alemães
Créditos
6
Professor responsável
Rolf Jürgen Kowitsch
Horas semanais
4
Língua de ensino
Alemão
Objectivos
a) O aluno deve compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstractos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade.
b) O utilizador é capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte.
c) É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas.
d) É capaz de explicar um ponto de vista sobre um tema da actualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.
Pré-requisitos
Alemão B2.1
Conteúdo
Vocabulário e informações específicas sobre os seguintes temas: A natureza, o saber, aprendizagem e memória, aprender ao longo da vida, sentimentos e emoções, o mundo do trabalho, interculturalidade
Estruturas: Uso subjectivo dos verbos auxiliares de modo, nomes, verbos e adjectivos com preposições, formas para substiruir a voz passiva, particípio I e II no emprego atributivo
Forma de trabalho: Leitura de textos mais complexos, audição de textos, material audiovisual, produção de textos expositivos ou relatórios, discussões e apresentações, argumentação para a defesa do ponto de vista.
Bibliografia
DANIELS, A., ESTERMANN, C., KÖHL-KUHN, R., SANDER, I., BUTLER, E., TALLOWITZ, U., Mittelpunkt B2, Stuttgart, Ernst Klett Sprachen GmbH, 2007
DREYER, H., SCHMITT, R., Lehr- und Übungsbuch der deutschen Grammatik, München, Verlag für Deutsch, 2001.
HALL, K., SCHREINER, B., Übungsgrammatik für Fortgeschrittene, Ismaning, Verlag für Deutsch, 1997.
Método de ensino
Aulas práticas: 100%
Método comunicativo visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma. Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da diversidade cultural. Realização de tarefas que façam apelo às competências linguísticas e extralinguísticas.
Método de avaliação
Avaliação contínua (incluindo testes, frequência, participação nas aulas).