
Francês A1 - 1. semestre
Código
711111122
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos
Créditos
6
Professor responsável
Jean-Pierre Léger
Horas semanais
4
Língua de ensino
Objectivos
Alcançar o Nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador principiante)
Os estudantes serão capazes de :
1. compreender globalmente documentos orais autênticos, curtos e simples relativos a assuntos familiares, reconhencendo palavras e expressões de uso corrente
2. compreender globalmente textos escritos simples relativos a assuntos familiares (avisos, cartazes ou folhetos), identificando palavras e expressões de uso corrente
3. produzir frases simples e curtas relativas a assuntos familiares, assim como interagir oralmente sobre assuntos conhecidos ou relativos a áreas de necessidade imediata.
4. produzir textos escritos curtos e simples (escrever um postal, preencher uma ficha)
5. Desenvolver as competências linguísticas, discursivas e socioculturais necessárias para a realização das diferentes tarefas comunicativas do nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência
6. Adquirir conhecimentos acerca das culturas francófonas, numa perspectiva intercultural
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
As aulas abarcam temáticas diversificadas relativas ao quotidiano e apresentarão as seguintes atividades:
1. Atividades de receção escrita e oral a partir de documentos autênticos curtos e simples
2. Atividades de interação oral : simulação de diálogos e de outras situações de comunicação oral/escrita autêntica
3. Atividades de produção escrita e oral de diferentes tipos de textos simples e curtos (textos descritivos, narrativos e dialogais).
4 – Atividades diversas para a aquisição da gramática e do léxico necessários para a realização das diferentes tarefas comunicativas (nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência)
Bibliografia
LABASCOULE, J. et alii (2013). Nouveau Rond-Point Pas à Pas. Paris, Ed. Maison des Langues.
AKYUZ, A. (2005). Les exercices de grammaire, niveau A1. Paris: Hachette
REY-DEBOVE, J. (2002). Dictionnaire du Français. Paris: Le Robert - Clé International
Actividades diversas provenientes do sítio TV5 (http://www.tv5.org/cms/chaine-francophone/lf/p-26292-Langue-francaise.htm)
Método de ensino
Método comunicativo visando a estimular a interação e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor perceção da diversidade cultural.
Realização de tarefas que implicam as competências linguísticas e extralinguísticas.
Recurso frequente às novas tecnologias
Ensino presencial
Método de avaliação
Avaliação formativa e continua : 2 provas escritas (60%) + 1 prova oral (20%) + participação activa nas aulas (10%) + TPC (10%)
Assiduidade: mínimo de 70% de presenças, com exceção dos trabalhadores-estudantes