
Inglês C1.3 - 1. semestre
Código
711121065
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Créditos
6
Professor responsável
Bernard Adrian L´Estrange, David Swartz, Julie Parker Mason, Rima Prakash
Horas semanais
4
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O aluno deve:
a) alcançar o nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência
b) adquirir maior consciência intercultural e aprofund
c) ser capaz de escrever textos de forma coerente, clara e bem estruturada num estilo apropriado, com elevado grau de precisão gramatical, demonstrando bom controlo de um leque alargado de itens lexicais
d) ser capaz de compreender textos escritos extensos, complexos e contemporâneos, tais como artigos de opinião sobre assuntos socias e culturais, e artigos especializados
e) ser capaz de exprimir-se oralmente de forma espontânea e fluente, com elevado grau de precisão, e de interagir em qualquer discussão com poucas limitações
f) ser capaz de compreender uma longa exposição oral, mesmo sobre um tema mais complexo, com raras dificuldades
g) saber analisar e dominar o sistema gramatical da língua inglesa
h) ser responsável para a sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzem à autonomia.A3ES/GUIA A preencher pelo docente responsável
Pré-requisitos
Aprovação na disciplina de Inglês C1.2
Conteúdo
O curso é centrado em temas de índole social, cultural e actual, mas com tivasprincipais temas são: \"Estranhos\" (Pos Colonialismo, immigração, identidade cultural; Conflitos (1ª Guerra Mundial, appropiação cultural, populacões indigenas Liberdade (Ecravitude - histórico e moderna, o \"Politicamente Correto\"); Os Sentidos (metaforó, simile, literatura descritivo) Os temas e conduzem à analise e desenvolvimento das seguintes competências e áreas:
Escrever – resumos; o texto narrativo/descritivo; o texto discursivo/exposição;
Falar – pronúncia (entoação); estratégias de conversação; técnicas de debate
Competência intercultural - identificação, descodificação e discussão de referências culturais
Léxico – expressões idiomáticas; coloquialismos; colocações
Bibliografia
Martin Hewings, (2015), Advanced Grammar, Cambridge
A collection of selected readings in the portfolio- articles, literary, cultural and media texts – and linguistic tasks [Colectânea de leituras seleccionadas na sebenta– artigos, textos literários, culturais e mediáticos – e actividades linguísticas (a disponibilizar pelo docente)
Método de ensino
Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas. Discussão é um elemento chave precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou analise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente do internet e meios áudio-visual.
Método de avaliação
A avaliação e continua e formativa composta por:
3 textos escritos de géneros distintas - 60%
1 trabalho oral - 20%
Participação active nas aulas (incl. assiduidade, competencias orais e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem - 20%
