Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Linguística Francesa - 1. semestre

Código

711131024

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Professor responsável

Matilde Gonçalves

Horas semanais

4

Língua de ensino

Objectivos

Com esta unidade curricular pretende-se desenvolver a capacidade de:
a) Adquirir noções linguísticas que proporcionem um melhor conhecimento das línguas;
b) Utilizar instrumentos linguísticos para análise da língua francesa;
c) Observar e descrever aspetos fonológicos, morfossintáticos, semânticos, pragmáticos e discursivos;
d) Explicitar diferenças entre modalidades (escrita e oral) e registros (formal e informal);
e) Observar e compreender as variedades (sincrónicas) da língua francesa.

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

1. A língua francesa no mundo e suas variedades
2. Noções linguísticas introdutórias
3. Características fonéticas e fonológicas do francês
4. Do morfema à palavra: processos de formação de palavras
5. Algumas construções características da língua francesa na vertente sintática, semântica, pragmática e discursiva
6. A língua francesa em função da modalidade (escrita e oral) e do registro (formal e informal)

Bibliografia

Arrivé, M., Gadet, F. Galmiche, M. (2010) La grammaire d´aujourd´hui. Guide alphabétique de linguistique française. Paris: Flammarion.
Ayres-Bennett, W. & J. Carruthers (com R. Temple) (2001) Studies in the Modern French Language. Problems and Perspectives. Longman.
Fagyal, Z., D. Kibbee & F. Jenkins (2006) French. A Linguistic Introduction. Cambridge Univ. Press. Cambridge.
Huot, H. (2001) Morphologie. Forme et sens des mots du français. Armand Colin.
Léon, Pierre R. (1992) Phonétisme et prononciations du français, Nathan Université, Paris.
Riegel, M., J-C. Pellat & R. Rioul (2009) Grammaire méthodique du français, Quadrige/PUF, Paris, 4ª edição revista.
Tranel, B. (1987) The Sounds of French, C.U.P., Cambridge.
Walter, H. (1988) Le français dans tous les sens, Robert Laffont, Paris.
Yaguello, M., dir. (2003) Le Grand Livre de la Langue Française. Paris : Seuil.


Método de ensino

A disciplina contempla aulas expositivas e aulas práticas, procurando envolver os estudantes no processo de aprendizagem.



Método de avaliação

A avaliação consiste em dois testes escritos (60%), fichas de resolução de problemas e exercícios (30%) e participação na aula (10%).

Cursos