
Linguística Francesa - 1. semestre
Código
711131024
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Matilde Gonçalves
Horas semanais
4
Língua de ensino
Objectivos
Com esta unidade curricular pretende-se desenvolver a capacidade de:
a) Adquirir noções linguísticas que proporcionem um melhor conhecimento das línguas;
b) Utilizar instrumentos linguísticos para análise da língua francesa;
c) Observar e descrever aspetos fonológicos, morfossintáticos, semânticos, pragmáticos e discursivos;
d) Explicitar diferenças entre modalidades (escrita e oral) e registros (formal e informal);
e) Observar e compreender as variedades (sincrónicas) da língua francesa.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
1. A língua francesa no mundo e suas variedades
2. Noções linguísticas introdutórias
3. Características fonéticas e fonológicas do francês
4. Do morfema à palavra: processos de formação de palavras
5. Algumas construções características da língua francesa na vertente sintática, semântica, pragmática e discursiva
6. A língua francesa em função da modalidade (escrita e oral) e do registro (formal e informal)
Bibliografia
Arrivé, M., Gadet, F. Galmiche, M. (2010) La grammaire d´aujourd´hui. Guide alphabétique de linguistique française. Paris: Flammarion.
Ayres-Bennett, W. & J. Carruthers (com R. Temple) (2001) Studies in the Modern French Language. Problems and Perspectives. Longman.
Fagyal, Z., D. Kibbee & F. Jenkins (2006) French. A Linguistic Introduction. Cambridge Univ. Press. Cambridge.
Huot, H. (2001) Morphologie. Forme et sens des mots du français. Armand Colin.
Léon, Pierre R. (1992) Phonétisme et prononciations du français, Nathan Université, Paris.
Riegel, M., J-C. Pellat & R. Rioul (2009) Grammaire méthodique du français, Quadrige/PUF, Paris, 4ª edição revista.
Tranel, B. (1987) The Sounds of French, C.U.P., Cambridge.
Walter, H. (1988) Le français dans tous les sens, Robert Laffont, Paris.
Yaguello, M., dir. (2003) Le Grand Livre de la Langue Française. Paris : Seuil.
Método de ensino
A disciplina contempla aulas expositivas e aulas práticas, procurando envolver os estudantes no processo de aprendizagem.
Método de avaliação
A avaliação consiste em dois testes escritos (60%), fichas de resolução de problemas e exercícios (30%) e participação na aula (10%).