
Bases de Análise Linguística - 1. semestre
Código
711131044
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Ana Maria Lavadinho Madeira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da unidade curricular, os alunos devem:
1. saber distinguir atitudes descritivas de atitudes normativas na análise linguística;
2. saber identificar diferentes componentes da análise linguística, assim como as unidades de análise em cada componente;
3. saber identificar diferentes categorias gramaticais e distinguir categoria de função;
4. conhecer e saber aplicar diferentes metodologias adequadas para a identificação de unidades linguísticas de vários níveis;
5. saber constituir paradigmas pertinentes para a análise linguística;
6. ter desenvolvido a capacidade de observar e comparar diferentes sistemas linguísticos;
7. saber explicitar quais as sequências linguísticas possíveis e impossíveis em línguas que dominam;
8. ser capazes de retirar conclusões através da manipulação de dados linguísticos.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Conceitos de gramática. Norma e variação.
2. O conhecimento da língua: a língua enquanto sistema e os níveis de análise linguística.
3. A análise linguística: o método distribucional para a identificação de unidades linguísticas ao nível da:
3.1. fonologia.
3.2. morfologia.
4. As palavras.
4.1. Classes abertas e classes fechadas de palavras.
4.2. Critérios para identificação de classes e subclasses de palavras.
4.3. Caracterização de classes de palavras: nomes, adjetivos, advérbios, verbos, determinantes, quantificadores e preposições.
5. As palavras na frase: ordem de palavras e relações entre palavras.
5.1. Os constituintes imediatos e não imediatos da frase; testes empíricos de validação de constituintes.
5.2 Predicados e argumentos.
5.3. Identificação de funções sintáticas.
6. Frases e orações: frases simples e frases complexas. Coordenação e subordinação.
7. Ordem de palavras: análise de semelhanças e diferenças entre línguas.
Bibliografia
Cunha, Celso & Luis Filipe Lindley Cintra (1984) Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Ed. J. Sá da Costa.
Duarte, Inês (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Univ. Aberta.
Eliseu, André (2008) Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.
Finegan, Edward (2004) Language: Its Structure and Use. Boston: Thomson / Wadsworth, 4ª ed.
Mateus, Maria Helena Mira et al (2003) Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa: Caminho, 5ª ed.
Método de ensino
a) Aulas expositivas;
b) Aulas práticas: exercícios de aplicação, resolução de problemas;
c) Resolução de problemas em casa;
d) Pequenos trabalhos de descrição e de síntese.
Método de avaliação
a) Take-home exercise sets (20%).
(b) Two written tests (80%).