Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Bases de Análise Linguística - 1. semestre

Código

711131044

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Professor responsável

Ana Maria Lavadinho Madeira

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da unidade curricular, os alunos devem:
1. saber distinguir atitudes descritivas de atitudes normativas na análise linguística;
2. saber identificar diferentes componentes da análise linguística, assim como as unidades de análise em cada componente;
3. saber identificar diferentes categorias gramaticais e distinguir categoria de função;
4. conhecer e saber aplicar diferentes metodologias adequadas para a identificação de unidades linguísticas de vários níveis;
5. saber constituir paradigmas pertinentes para a análise linguística;
6. ter desenvolvido a capacidade de observar e comparar diferentes sistemas linguísticos;
7. saber explicitar quais as sequências linguísticas possíveis e impossíveis em línguas que dominam;
8. ser capazes de retirar conclusões através da manipulação de dados linguísticos.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. Conceitos de gramática. Norma e variação.
2. O conhecimento da língua: a língua enquanto sistema e os níveis de análise linguística.
3. A análise linguística: o método distribucional para a identificação de unidades linguísticas ao nível da:
3.1. fonologia.
3.2. morfologia.
4. As palavras.
4.1. Classes abertas e classes fechadas de palavras.
4.2. Critérios para identificação de classes e subclasses de palavras.
4.3. Caracterização de classes de palavras: nomes, adjetivos, advérbios, verbos, determinantes, quantificadores e preposições.
5. As palavras na frase: ordem de palavras e relações entre palavras.
5.1. Os constituintes imediatos e não imediatos da frase; testes empíricos de validação de constituintes.
5.2 Predicados e argumentos.
5.3. Identificação de funções sintáticas.
6. Frases e orações: frases simples e frases complexas. Coordenação e subordinação.
7. Ordem de palavras: análise de semelhanças e diferenças entre línguas.

Bibliografia

Cunha, Celso & Luis Filipe Lindley Cintra (1984) Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Ed. J. Sá da Costa.
Duarte, Inês (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Univ. Aberta.
Eliseu, André (2008) Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.
Finegan, Edward (2004) Language: Its Structure and Use. Boston: Thomson / Wadsworth, 4ª ed.
Mateus, Maria Helena Mira et al (2003) Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa: Caminho, 5ª ed.

Método de ensino

a) Aulas expositivas;
b) Aulas práticas: exercícios de aplicação, resolução de problemas;
c) Resolução de problemas em casa;
d) Pequenos trabalhos de descrição e de síntese.

Método de avaliação

a) Take-home exercise sets (20%).
(b) Two written tests (80%).

Cursos