
Fonologia - 2. semestre
Código
711131050
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Susana Mesquita de Deus Correia
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Descrever brevemente a história dos estudos em Fonética e Fonologia;
b) Identificar e descrever as propriedades físicas (articulatórias e acústicas) dos sons da fala;
c) Compreender a relação entre sons da fala e a sua representação mental;
d) Descrever a estrutura interna das unidades fonológicas;
e) Descrever e representar processos fonológicos frequentes no português.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
1. Breve história dos estudos em Fonética e Fonologia
a. Estruturalismo
b. Pós-estruturalismo: fonologia linear e multilinear
2. Fonética
a. Noções de Fonética articulatória
i. Classificação articulatória dos sons do Português
ii. Alfabetos Fonéticos – IPA e SAMPA
b. Noções de Fonética acústica - Propriedades acústica dos sons do Português
3. Fonologia
a. Fonologia segmental
i. Traços distintivos
ii. Geometria de Traços
b. Fonologia suprasegmental
i. Sílaba
ii. Acento
iii. Entoação
Bibliografia
Goldsmith, J. A., Ed. (2011). The Handbook of Phonological Theory, Oxford: Wiley‐Blackwell (Blackwell Handbooks in Linguistics), 2nd edition.
Hardcastle, W., Laver, J. & Gibon, F., Eds (2010). The Handbook of Phonetic Sciences. Oxford: Wiley-Blackwell (Blackwell Handbooks in Linguistics), 2nd edition.
Mateus, M. H. & d’Andrade, E. (2000). The Phonology of Portuguese. Oxford: OUP.
Mateus, M. H., Falé, I. & Freitas, M. J. (2005). Fonética e Fonologia do Português, Lisboa: Universidade Aberta.
Mateus, M. H. (2003). Fonologia. In Mateus, M. H., Brito, A. M., Duarte, I., Faria, I. H., Frota, S., Matos, G., Oliveira, F., Vigário, M. & Villalva, A. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Parte VI, Cap. 25. Caminho: Lisboa.
Mateus, M. H., Frota, S. & VIgário, M. (2003). Prosódia. In Mateus, M. H., Brito, A. M., Duarte, I., Faria, I. H., Frota, S., Matos, G., Oliveira, F., Vigário, M. & Villalva, A. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Parte VI, Cap. 26. Caminho: Lisboa.
Método de ensino
Aulas expositivas (teóricas). Aulas práticas, com a realização de exercícios em aula e em trabalho autónomo. Ensino presencial.
Método de avaliação
Teste intermédio - 40%
Teste final - 40%
Trabalho autónomo (realização e apresentação de trabalhos em aula) - 20%