
Diásporas: Religiões Transnacionais e Identidade
Código
722001029
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Este seminário pretende aprofundar a relação entre migrações, transnacionalismos, diásporas, religiões e rituais. Durante o semestre abordaremos as perspectivas analíticas sobre o tema bem como uma multiplicidade de contextos etnográficos contemporâneos, revelando as mútiplas e complexas relações entre religião, ritual e espaços e experiências transnacionais e diaspóricas. No final do semestre, os alunos deverão adquirir uma visão alargada das pesquisas sobre o tema, fomentando o desenvolvimento de projectos futuros de pesquisa.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
1. Transnacionalidades e diasporas
2. Religiões, transnacionalidades e diasporas
3. Religião, ”autenticidade” ritual e mudança social
4. A ritualização do espaço transnacional e a produção de lugares
5. Tansnacionalismos, ordem moral e subjetividades
6. Espíritos errantes e o cristianismo africano no Atlântico
7. A culturalização da cidadania e as religiões “estrangeiras
8. Sacralização do espaço e uma esfera pública transnacional
9. Portugueses muçulmanos: legados coloniais e vínculos globais
Bibliografia
Clifford, J. (1997), “Diaspora” in Clifford, J., (ed.), Routes: Travel and Translation in the late 20th Century, Massachusetts, Harvard University press, pp. 244-278
Levitt, P. (2003), “You know, Abraham was really the first migrant: Religion and transnational migration”, International Migration Review, 37 (3), pp. 847-873
McLoughlin, S. “Migration, diasporas and transnationalism: transformations of religion and culture in a globalising age” in, Hinnels, J. (ed.) The Routledge Companion to the Study of Religion, London, Routledge, pp. 526-549
Osella, F. and Osella, C. (2003), “Migration and the commoditization of ritual: sacrifice, spectacle and contestations in Kerala, India”, Contributions to Indian Sociology, 37 (1&2): 109-139
Salih, R. (2002), “Reformulating tradition and modernity: Moroccan migrant women and the transnational division
Schiller, N. et al. (2006), “Beyond the ethnic lens: locality, globality and born again incorporation”, American Ethnologist, 33 (4): 612-633
Método de ensino
A cadeira funcionará com um tempo lectivo, dinamizado pelo docente, e por sessões de apresentação dos trabalhos (60%) e seminários (40%) de apresentação de textos.
Método de avaliação
A avaliação dos estudantes envolve a apresentação oral de um texto seleccionado da bibliografia da cadeira ou dos seus textos de apoio, com o respetivo resumo escrito (40% da classificação), um trabalho final baseado nos temas explorados nas aulas (50% da classificação), e a participação oral e assiduidade (10% da classificação).