Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Comunicação Empresarial - 1. semestre

Código

722011036

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Alda Magalhães Telles

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

1. Compreensão do conceito e do processo de comunicação e sua relevância estratégica na actual conjuntura empresarial.
2. Compreensão dos valores, direitos e deveres que regem a actividade dos gestores de comunicação organizacional.
3. Compreensão e análise crítica da relação entre a comunicação interna, gestão dos recursos humanos e marketing.
4. Compreensão e capacidade de análise crítica de questões ligadas à comunicação externa, nomeadamente a comunicação com os stakeholders e o valor da reputação corporativa.
5. Aprofundar a reflexão teórica e a análise de casos no domínio das organizações e da comunicação, efectuando a ligação com o estudo das estratégias empresariais globais.
6. Compreensão dos conceitos de ética empresarial, códigos de conduta e responsabilidade social das organizações.


Pré-requisitos

Nenhum

Conteúdo

1. Comunicação empresarial e comunicação organizacional
2. A perspectiva histórica sobre o estudo das organizações: as diferentes teorias e paradigmas organizacionais e suas implicações para a comunicação empresarial/organizacional
3. A Comunicação interna
4. Comunicação externa
5. A reputação corporativa
6. Lóbi e Relações Institucionais
7. Estratégias de comunicação empresarial
8. Auditorias de comunicação


Bibliografia

• ALMEIDA, Vítor (2003), A comunicação interna na empresa, Lisboa, Areas Editora.
• BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo: Manole, 2003.
• CHANEY, Lillian; MARTIN, Jeanette, (2004), Intercultural business communication, Upper Saddle River, Pearson.
• CORNELISSEN, J. (2014). Corporate communication: A guide to theory and practice. Sage.
• EISENBERG, E., GOODALL JR, H.L. & TRETHEWEY, A. (2010). Organizational Communication- Balancing Creativity and Constraint. Bedford/St. Martin’s.
• GOMES, D. (2000). Cultura organizacional. Coimbra: Quarteto Ed.
• HARGIE. Owen & Tourish, Dennis (2009). Auditing Organizational Communication. Routledge
• HARTLEY, P., & Bruckmann, C. G. (2002). Business communication. New York: Routledge.
• JABLIN, Frederic; PUTNAM, Linda (2001), The new handbook of organizational communication: advances in theory, research, and methods, Thousand Oaks, Sage.
• LAMPREIA, J. M., & Júdice, J. M. (2005). Lóbi: ética, técnica e a



Método de ensino

Apresentação de conceitos essenciais no domínio da comunicação empresarial, através de sessões de carácter expositivo teórico e análise de casos práticos, envolvendo os alunos no aprofundamento das matérias e no trabalho de investigação teórico-prática na área da comunicação empresarial.
Ensino presencial.



Método de avaliação

A avaliação contínua implica a realização de uma frequência, que terá um peso de 60% na nota final, e de um relatório e apresentação de trabalho realizado em grupo (40%). A participação nas aulas, frequência e qualidade da participação, irá influenciar a nota final sempre que se revele oportuno. A avaliação final única consta de um exame escrito individual (100%).

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