Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Estratégias Argumentativas - 2. semestre

Código

722011050

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Fabrizio Macagno

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

a) analisar os argumentos, realçando o tipo de esquema argumentativo utilizado para sustentar uma conclusão
b) avaliar o valor probatório de um argumento
c) Detectar falácias e argumentos fracos e enganosos
d) Melhorar a capacidade interpretativa e de reflexão crítica

Competências transferíveis:
Avaliar argumentos; técnicas argumentativa e pensamento crítico; capacidade de apresentar informações

A análise da estrutura argumentativa aperfeiçoa a capacidade do aluno em individuar e reconstruir a dimensão implícita do raciocínio. A explicação de conceitos lógicos fundamentais fornece aos alunos ferramentas úteis para a validade dos argumentos e individuar falácias formais. O ensino de esquemas argumentativos fundamentais fornece ao alunos um instrumento para a análise, a reconstrução e a avaliação dos argumentos, proporcionando a capacidade de distinguir entre argumentos razoáveis ou aceitáveis e falaciosos. A análise das emoções será desenvolvida em relação aos argumentos

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Introdução. Noções fundamentais de teoria da argumentação (Diálogos. Estrutura do argumento. Argumento e explicação. Refutar e questionar argumentos)
2. A lógica dos argumentos (Raciocínio dedutivo. Raciocínio indutivo. Raciocínio abdutivo)
3. Falácias formais. (Erros de silogismo, Afirmação do consequente, Falácias causais, Non sequitur)
4. Raciocínio presuntivo. (A estrutura do entimema. O sistema das máximas e esquemas argumentativos)
5. Esquemas argumentativos (Apelo aos conhecimentos e à autoridade, argumentos a partir das causas. Argumentos a partir das evidências)
6. Argumentos a partir das definições
7. Redefinições e definições persuasivas
8. Estratégias semânticas: analogia e oposição
9. Argumentos emocionais: esquemas e falácias
10. Ethos e raciocínios (compromissos num diálogo. Argumento da incoerência).
11. Falácias de relevância (homem de palha, petitio principii)
12. Diálogo persuasivo
13.Raciocínio prático e processo dialógico de tomada de decisões.

Bibliografia

Douglas Walton (2006). Fundamentals of Critical Argumentation. Cambridge: Cambridge University Press.

Further readings
1.Eemeren, F.H. van, & Grootendorst, R. (2004). A systematic theory of argumentation: The pragma-dialectical approach. Cambridge: Cambridge University Press.
2.Macagno F, Walton D. (2009). Argument from Analogy in Law, the Classical Tradition, and Recent Theories. Philosophy and Rhetoric 42 (2): 154-182

Método de ensino

Explicação das bases teóricas. Discussão e resolução das dúvidas. Exercícios (individuáis e de grupo) baseados sobre os assuntos abordados nas aulas e resolvidos nas aulas. Explicação e resolução dos erros
Ensino presencial.

Método de avaliação

1. Test escrito dividido em duas partes: perguntas teóricas (abertas); Exercícios sobre a matéria da primeira parte do curso (lógica proposicional, fundamentos de pragmáticas; lógica categórica; esquemas argumentativos; emoções; falácias; explicação; esquemas de Toulmin). (60%)
2. Exame final: análise escrita de um discurso político ou de uma campanha comercial e análise de 12 argumentos utilizando os esquemas argumentativos. (40%).

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