
Os Mercados e o Comportamento do Consumidor - 2. semestre
Código
722011070
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Ana Margarida Barreto
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
Os objectivos deste seminário são:
• adquirir um quadro conceptual para a análise de problemas de comportamento do consumidor.
• aprender como o comportamento do consumidor pode ser afectado por diferentes estratégias de marketing e comunicação.
• compreender como evidências comportamentais podem ser usadas para avaliar as estratégias de marketing e de comunicação.
• desenvolver uma compreensão mais profunda do comportamento do consumidor, baseado nas teorias psicológicas e sociológicas mais relevantes.
• adquirir experiência na aplicação destas teorias em problemas reais de comportamento do consumidor.
Pré-requisitos
Nenhum
Conteúdo
Neste seminário examinaremos as razões por detrás dos comportamentos dos consumidores para prever como irão responder a diferentes atividades de marketing. Está assim desenhado de forma a proporcionar aos participantes uma cobertura abrangente de teorias e técnicas desenvolvidas em marketing, psicologia e outras ciências comportamentais, com o objetivo primordial de compreender o comportamento do consumidor. Os tópicos incluem a análise das necessidades do consumidor, a aprendizagem e procura de informações, a análise do processo de compra, escolhas e avaliação, gestão da satisfação do cliente, e a influência da sociedade no comportamento do consumidor.
Bibliografia
- Alba, J. W. (Ed.). (2011). Consumer Insights: Findings from Behavioral Research. Marketing Science Institute.
- Ariely, D. (2010). Predictably irrational: the hidden forces that shape our decisions. (Revised and Expanded Edition). HarperCollins Publishers.
- Cialdini, R. B. (2006). Influence: the psychology of persuasion (Revised Edition). Harper Business.
- Hoyer, W. D., MacInnis, D. J., & Pieters, R. (2012). Consumer behavior (6th Edition), South-Western, 2012.
- Kardes, Frank R. (2001) Consumer Behavior and Managerial Decision Making (2nd edition), Prentice Hall.
- Parasuraman, Arun, Dhruv Grewal, and Ramu Krishnan. Marketing research. Cengage Learning, 2006.
- Schiffman, L., & Kanuk, L. (1987). Consumer Behaviour, Prentice-Hall. Englewood Cliffs NJ.
- Underhill, P. (2008). Why we buy: The science of shopping (Revised Edition). Simon & Schuster
Método de ensino
O ensino baseia-se na exposição teórica da matéria pelo professor, na realização de exercícios, apresentações orais de trabalho de grupo e debates em torno de alguns temas.
Ensino presencial
Método de avaliação
A avaliação contínua implica a realização de uma frequência, que terá um peso de 60% na nota final, e de um relatório e apresentação de trabalho realizado em grupo (40%). A participação nas aulas, frequência e qualidade da participação, irá influenciar a nota final sempre que se revele oportuno. A avaliação final é feita por um exame escrito individual (100%).