
Teoria dos Sistemas no Século XXI
Código
722011081
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
O seminário tem como objecto de estudo os fundamentos e conceitos de base da Teoria dos Sistemas, globalmente estabelecidos em meados do século 20 ( Teoria Matemática da Informação – Shannon e Weaver, Cibernética - Wiener e Teoria Geral do Sistema - Bertallanffy), e os desenvolvimentos posteriores nomeadamente os conceitos de emergência, autopoiesis (cibernética de 2ª ordem), auto-organização e adaptação (i.e. René Thom, Maturama e John Holland). Sendo um campo de estudo interdisciplinar, serão abordados alguns dos contributos oriundos das Ciências Sociais e Humanas, como por exemplo os de Margaret Mead, Gregory Bateson e também Niklas Luhmann. Actualmente, falar de teoria de sistemas significa compreender uma forma particular de abordar fenómenos, dinâmicas e realidades complexas. Assim, o que está fundamentalmente em causa é o estudo de sistemas complexos e a sistémica como “modo” e “ferramenta” de pensamento. Os sistemas sociais, os sistemas sociotécnicos e as redes podem ser exemplos de sistemas complexos a reflectir, nomeadamente as redes de comunicação apoiadas nas novas tecnologias. Neste sentido, o seminário procurará dinamizar trabalhos de investigação que operacionalizem os conceitos da sistémica num esforço de compreensão destas realidades, assim como estimulará a reflexão epistemológica que a sistémica motiva.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Fundamentos da Teoria dos Sistemas
1.2 Teoria Matemática da Informação, Cibernética e Teoria do Sistema Geral
1.3 Interacção, Informação, Comunicação, Organização
1.4 Os sistemas abertos e a sua fronteira.
2. A Sistémica como “método”
3. Emergência, adaptação, auto-organização. Sistemas adaptativos complexos
4. Breve incursão em Teoria das Redes
5. Estudos de caso: Internet e Web, entre outros a definir caso
Bibliografia
Bertallanffy, Ludwig (1980), Théorie Générale des Systêmes, Paris: Dunod.
Durand, Daniel (1992), A Sistémica, Lisboa: Dinalivro.
Holland, John H. A Ordem Oculta, Lisboa: Gradiva.
Le Moigne, Jean-Louis (1996), A Teoria do Sistema Geral – Teoria da Modelização, Lisboa: Instituto Piaget.
Rosnay, Joël (1975), Le Macroscope. Vers une Vision Globale, Paris: Éditions du Seuil.
Método de ensino
O método de ensino é expositivo através da apresentação de conteúdos (conceitos e tópicos) que permitem a compreensão e análise crítica dos principais conceitos e leitura e discussão crítica de textos.
Método de avaliação
Trabalho oral e escrito sobre tema predeterminado.