
Dança em Contexto - 1. semestre
Código
722011102
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Silvia Tengner Barros Pinto Coelho
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Reconhecer a «Dança» e o «Coreográfico» como possibilidades sempre presentes no ser humano enquanto manifestações/estratégias de relação, de subjectivação e de territorialização.
2. Contribuir para a problematização e desmontagem de discursos que tendem a acentuar dicotomias (ex. corpo/mente), fornecendo pontos de vista alternativos.
3. Desenvolver estratégias de observação que tenham em conta a percepção e a atenção, i.e. sensibilidade às condições de relação, em situações de relações dançadas, ou coreografadas.
4. A partir da ideia de «posição» desenvolver discurso em torno da disposição, composição, presença, movimento, posicionalidade e posicionamento.
5. Observar algumas práticas coreográficas como abordagens éticas e estéticas que as colocam num lugar eminentemente político.
6. Fomentar o contacto com práticas performativas concretas.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Pretende-se, ao longo das aulas, contribuir para a desmontagem e problematização de pré-conceitos naturalizados de dança e de práticas coreográficas. No desenvolvimento de estratégias práticas de abordagem às matérias de trabalho, referenciam-se problemáticas e orientações teóricas dos estudos de dança, da antropologia da dança, da história da dança, dos estudos de performance e das ciências da comunicação. Nomeadamente abordando textos e peças paradigmáticas em matéria de afectos, de discussão política, de problematização ética e estética.
Analisando trabalhos coreográficos e articulando-os com momentos chave da história da dança como, por exemplo, a mudança paradigmática e poética iniciada pelo contacto improvisação nos anos 60.
A aula tem sido dada em formato de oficina, permitindo que, em cada sessão temática haja um elemento do grupo a preparar um texto que será articulado com uma questão e com uma peça mostrada em vídeo.
Bibliografia
COELHO, Sílvia Pinto (2016), Corpo, Imagem e Pensamento Coreográfico, Da Pesquisa Coreográfica Enquanto Discurso: Os Exemplos de Lisa Nelson, Mark Tompkins, Olga Mesa e João Fiadeiro. Tese de doutoramento em Ciências da Comunicação, FCSH-UNL. (https://run.unl.pt/handle/10362/21393).
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix (1992 [1991]), «Percepto, Afecto e Conceito» in O Que é a Filosofia?. Lisboa, Editorial Presença.
FAZENDA, M. J. (2012), Dança Teatral: Ideias, Experiências, Acções. (2ª edição revista e actualizada). Lisboa: Colibri – Instituto Politécnico de Lisboa.
GIL, José (2001), Movimento Total: o Corpo e a Dança. Lisboa: Relógio D’ Água Editores.
GUATTARI, Félix (1993), Caosmose, Um Novo Paradigma Estético. Rio de Janeiro, Editora 34.
LEPECKI, André (2006), Exhausting Dance: Peformance and the Politics of Movement, New York, Routledge.
---(2017), Exaurir a Dança: Performance e a Política do Movimento, Brasil, Annablume Editora
Método de ensino
Exposição de conceitos e tópicos, utilizando tecnologias audiovisuais (técnicas de cinema e power point). Participação dos alunos nestas exposições.
Ensino presencial
Método de avaliação
Metodologias:
Partilha de questões feita num formato de oficina. Visionamento de vídeos e «visitas de estudo». Exposição e partilha oral de problemas, de processos e de trabalhos escritos.
Método de avaliação:
- Leitura de textos de apoio, partilha oral em exposição e discussão na aula: 20%.
- Análise escrita de um espectáculo, ou recensão de um texto, ou de um espectáculo, ou problematização escrita de uma situação coreográfica: 20%.
- Trabalho baseado num estudo de caso, ou na leitura articulada de textos, apresentado, primeiro oralmente e, no final do seminário, em formato escrito: 60%.