Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Políticas e Estratégias Públicas para a Comunicação Social - 2. semestre

Código

722011103

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Luís Oliveira Martins

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Identificação e contextualização dos diferentes aspetos das políticas e estratégias públicas para a comunicação social. Desenvolvimento de uma reflexão sobre estes temas de acordo com perspetivas económicas e tecnológicas. Análise da realidade portuguesa e do contexto europeu.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

• Os Media no século XXI: características e especificidades.
• Modelo de Mercado e Modelo da Esfera Pública.
• Políticas públicas para a Comunicação Social: estudos de Hallin e Mancini.
• A União Europeia, o Conselho da Europa e as políticas europeias para os Media.
• A regulação dos Media em Portugal (Arons de Carvalho).
• Pluralismo nos Media: conceitos e racionalidades.
• A abordagem da Comissão Europeia (MPM) na monitorização do pluralismo na Comunicação Social.
• Serviço Público de Media: debates atuais.


Bibliografia

Balle, F, Medias et Societés (16ª ed.), Montchrestien, 2011

Cádima, Francisco Rui, A crise do audiovisual europeu - 20 anos de políticas europeias em análise, Media XXI, 2007

Cardoso, Gustavo, Os Media na Sociedade em Rede, Fund. Calouste Gulbenkian, 2006

Carvalho, Alberto Arons, Cardoso, António Manuel e Figueiredo, João Pedro, Direito da Comunicação Social (3ª ed.), Texto ed., 2012

Halin, D. e Mancini, P., Comparing Media Systems, Cambridge University Press, 2004

Martins, Luís O., Concentração dos Media e Pluralismo – A Imprensa Portuguesa no Contexto da União Europeia, Editora LabCom, 2015

Martins, Luís O., Mercados Televisivos Europeus – Causas e Efeitos das Novas Formas de Organização Empresarial, Porto Editora, 2006

Pinto, Manuel e Marinho, Sandra (org.), Os Media em Portugal nos primeiros cinco anos do século XXI, Univ do Minho e Campo das Letras, 2008

Método de ensino

Apresentação dos conteúdos do seminário, em constante debate com a participação dos alunos, com o objectivo de fomentar o seu conhecimento e
problematização.

Método de avaliação

Método de avaliação:
Um trabalho de investigação (atribuído a cada aluno), com entrega de uma versão escrita e apresentação oral durante o semestre letivo. A participação nas aulas também será valorizada

Cursos