Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Fotografia e Cinema - 1. semestre

Código

722011133

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Margarida Medeiros

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

1. Identificar o modo como a fotografia e o cinema se relacionam com o dispositivo realista;
2. Problematizar as ontologias do cinema e da fotografia;
3. Compreender as relações de tensão e contiguidade entre a fotografia e o cinema na cultura contemporânea;
4. Compreender as relações contemporâneas entra a imagem fixa e a imagem em movimento em contraposição a épocas anteriores;
5. Dominar um conjunto fundamental de conceitos sobre a relação entre fotografia e cinema e a respectiva ontologia, através da leitura e discussão de textos.

Pré-requisitos

Não aplicável,

Conteúdo

A questão do realismo na imagem fotográfica e na imagem cinematográfica dividiu escolas de pensamento ao longo do século xx, atravessando a leitura de géneros como o retrato, a fotografia de rua, o filme negro ou a representação da ciência. Neste seminário procurar-se-á analisar quais os resíduos que transitam entre as histórias de uma e de outra, através de algumas questões: como entender o ‘realismo integral’ do cinema (Bazin) e o realismo ‘espectral’ da fotografia (Barthes)? Onde se observam contaminações temáticas pertinentes, por exemplo, nos géneros? Como é que as diferentes formas como a questão da indicialidade é trabalhada na imagem fixa e na narrativa fílmica, os diferentes objectos que permitem construir, as formas de apropriação que geram, o que têm em comum e a mutação da relação entre ambos na contemporaneidade, serão os principais tópicos de análise tendo por base um conjunto de autores modernos e contemporâneos.

Bibliografia

BAZIN, André (1958) O que é o cinema. Lisboa, Horizonte, 1992.
BERGER, John (1986) Understanding a Photograph. Londres: Penguin Books, 2013.
CAMPANY, David, Photography and Cinema. Londres, Reaktion Books, 2008.
DERRIDA, Jacques (2010) Copy, Archive, Signature – a conversation on photography. Stanford: Stanford University Press.
DOANE, Mary Ann, The Emergence of Cinematic Time: Modernity, Contingency, the Archive. Boston: Harvard University Press, 2002.
ENWEZOR, Okwui (2007) “Archive Fever: Photography Between history and the Monument”. In Okwui Enwezor (org.) Archive fever – Uses of document in Contemporary Art. Gottingen: Steidl.
METZ, Christian (1987) “Photography and Fetish”, in Liz Wells, The Photographer Reader. Londres: Thames and Hudson, 2003
MULVEY, Laura (2006) Death 24x a Second, Stillness and the Moving Image. Londres: Reaktion Books.
Rossak, Elvi (ed.) (2011) , Between Stillnes and motion. Film, Photography, Algorithm. Amsterdam Univ. Press.

Método de ensino

Método de exposição aberta e discussão de textos previamente distribuídos ou indicados.
Ensino presencial

Método de avaliação

Apresentação oral de texto, individual ou a pares, por inscrição (2 valores);
Apresentação do trabalho na aula (5 valores)
Ensaio escrito (13 valores)

Cursos