Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Desenho de Projetos de Comunicação Digital - 1. semestre

Código

722011163

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Andreia Teles Vieira, Irene Tomé

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Caracterizar tipos de utilizadores, hábitos de navegação e categorias;
2. Saber identificar, categorizar e hierarquizar conteúdos;
3. Identificar padrões de arquitetura e respectivas tipologias;
4. Desenvolver elementos e componentes de navegação de uma página Web;
5. Conceber desenhos de navegação e estratégias de interação.

Pré-requisitos

n.a.

Conteúdo

1 – Arquitetura da informação digital: Introdução ao conceito
2 – Caraterização do utilizador
3 – Conteúdos e planeamento
3.1 – Migração, produção e comunicação de conteúdos
3.2 – Planeamento
4 – Desenho da arquitetura da informação
4.1 – Fases de desenho
4.2 – Publicar o desenho
5 – Desenho da navegação

Bibliografia

Brancheau, J. C., Wetherbe, J. C. (1986). Information architectures: methods and practice. Information Processing & Management, 22(6). Butterworth-Heinemann.
Evernden, R., Evernden, E. (2003). Information First: Integrating Knowledge and Information Architecture for Business Advantage. Oxford: Elsevier Butterworth-Heinemann.
Greenfield, A. (2006). Everyware: The Dawning Age of Ubiquitous Computing. New Riders.
Morville, P. (2004). A Brief History of Information Architecture. In: A. Gilchrist and B. Mahon (eds). Information Architecture: Designing Information Environments for Purpose, Facet Publishing.
Morville, P., & Rosenfeld, L. (2007). Information architecture for the World Wide Web. Sebastopol, CA: O’Reilly.

Método de ensino

A disciplina será leccionada em Unidades de Aprendizagem distribuídas ao longo do semestre. Os recursos podem ser compostos por vídeos, textos do docente, documentos de outros autores, apresentação de casos práticos. O diálogo pedagógico-didáctico entre professor, alunos e saberes será implementado através de: presença, forum, skype e mail.
A par da exposição teórica e da apresentação de casos práticos enunciados, terão, ainda lugar, outras actividades, de forma a contemplar uma participação activa, colaborativa dos estudantes

Método de avaliação

Avaliação formativa e sumativa. São considerados vários momentos de avaliação de reflexão ou de pesquisa ao longo do semestre e um outro momento de avaliação ocorrerá no final do deste e tem a forma de uma prova presencial, com a duração de 2horas;
Os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores. São considerados, na avaliação de conhecimentos, outros elementos tais como a participação e colaboração de cada estudante, com os outros estudantes e com o professor, ao longo do semestre.
Resultado final = 40%(Participação-Colaboração e outros trabalhos) + 60%(Avaliação final) / 2

Cursos