
Estratégias de Comunicação na Web, Mobile e Redes - 2. semestre
Código
722011164
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Andreia Teles Vieira
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Adquirir e aprofundar capacidades analíticas sobre o significado e operacionalização de redes sociais;
2. Desenvolver estratégias de marketing implícitas no conceito de redes sociais
3. Conceber, desenvolver e aplicar conhecimentos num projecto na área de comunicação ou marketing, aplicando os termos analisados ao longo dos seminários.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
1 – Redes sociais: conceito antropológico e dimensões digitais
2 – Análise diacrónica e tipológica do surgimento das redes
3 – Personalidades mais relevantes: contributos teóricos e técnicos
4 – Regras técnicas de funcionamento das redes sociais
5 – Estratégias de comunicação nas redes sociais
6 – Presença nas redes sociais
7 – Estratégias de auscultação de públicos
8 – O impacto de um post: neutro, social e viral.
Bibliografia
ÄYRÄMÖ, S.M. (2011) ‘Narrative’ in Serious or Learning Game Design. In Working with Stories. Narrative as a Meeting Place for Theory, Analysis and Practice: Proceedings from the 2nd ENN Conference, Kolding 2011.
BAEKDAL, T. (2011) Social Commerce... It is a completely new playing field! New york: Baekdal Media
DUNCAN, I. M. M., FABOLA, A. E., & MILLER, A. H. D. (2016). Serious games in 2025: towards intelligent learning in Virtual Worlds. In Immersive Learning Research Network Conference, iLRN 2016. Santa Barbara, CA, USA: IOS Press.
REDECKER, C. (2008). Review of Learning 2.0 Practices. Deliverable 2 of the study: Learning 2.0 – The Impact of Web 2.0 Innovations on Education and Training in Europe, Institute for Prospective Technological Studies, European commissions.
REEVES, T. (2006). Design research from a technology perspective. In J. V. D. Akker, K. Gravemeijer, S. McKenney & N. Nieveen (Eds.), Educational design research (pp. 52–66). New York: Routledge.
TURKLE, S., (2011) Alone Together: Why We Expect More from Technology and Less from Each Other. New York: Basic Books
Método de ensino
A disciplina será leccionada em Unidades de Aprendizagem distribuídas ao longo do semestre. Os recursos podem ser compostos por vídeos, textos do docente, documentos de outros autores, apresentação de casos práticos. O diálogo pedagógico-didáctico entre professor, alunos e saberes será implementado através de: presença, forum, skype e mail.
A par da exposição teórica e da apresentação de casos práticos enunciados, terão, ainda lugar, outras actividades, de forma a contemplar uma participação activa, colaborativa dos estudantes
Método de avaliação
Avaliação formativa e sumativa. São considerados vários momentos de avaliação de reflexão ou de pesquisa ao longo do semestre e um outro momento de avaliação ocorrerá no final do deste e tem a forma de uma prova presencial, com a duração de 2horas;
Os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores. São considerados, na avaliação de conhecimentos, outros elementos tais como a participação e colaboração de cada estudante, com os outros estudantes e com o professor, ao longo do semestre.
Resultado final = 40%(Participação-Colaboração e outros trabalhos) + 60%(Avaliação final) / 2