
Teorias da Comunicação Digital e da Apreensão do Conhecimento - 2. semestre
Código
722011165
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Irene Tomé
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a. Compreender a importância das teorias digitais na sua conexão com a comunicação;
b. Conceptualizar os modernos conceitos da apreensão do conhecimento;
c. Saber aplicar os conceitos teóricos à prática da construção dos sistemas digitais.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
1. Comunicação digital: evolução, dimensão e teorias;
2. Estratégias da apreensão do conhecimento;
3. As teorias da apreensão do conhecimento e a sua relação com os sistemas interactivos de comunicação;
4. Estruturação de conteúdos digitais;
5. Análise e estudos de caso.
Bibliografia
-Campos, M. (2003). The progressive construction of communication: toward a model of cognitive networked communication and knowledge communities. Canadian Journal ofCommunication, 28-3, pp. 291-322. Aceddido de http://search.proquest.com/openview/cccaae1ec1bf7e3d17bd08a407528beb/1?pq-origsite=gscholar&cbl=47035
- Há, T (2010). Theory and Design of Digital Communication Systems. NY: Cambridge, Cambridge University Press
- Joubert,M; Wishart, J (2012). Participatory practices: Lessons learnt from two initiatives using online digital technologies to build knowledge. Computers & Education 59, 1, pp. 110-119 Acedido de http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131511002417
- Mahoney, LM; Foeman, A. (2017). Measuring the Impact of Course Modality on Student Knowledge, Performance and Communication Apprehension in Public Speaking Pedagogy. Indiana Journals, 8-1, pp. 7-19. Acedido de http://www.indianjournals.com/ijor.aspx?target=ijor:mw&volume=8&issue=1&article=001 - Meunier, J-P e Peraya, D. (2010). Introduction aux théories de la communication. Louvain-la-Neuve: Éditions De Boeck Supérieur
- Resnick, M. e Kafai, Y. (1996). Constructionism in practice: Designing, thinking, and learning in a digital world. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum
Método de ensino
A disciplina será leccionada em Unidades de Aprendizagem distribuídas ao longo do semestre. Os recursos podem ser compostos por vídeos, textos do docente, documentos de outros autores, apresentação de casos práticos. O diálogo pedagógico-didáctico entre professor, alunos e saberes será implementado através de: presença, forum, skype e mail.
A par da exposição teórica e da apresentação de casos práticos enunciados, terão, ainda lugar, outras actividades, de forma a contemplar uma participação activa, colaborativa dos estudantes
Método de avaliação
Avaliação formativa e sumativa. São considerados vários momentos de avaliação de reflexão ou de pesquisa ao longo do semestre e um outro momento de avaliação ocorrerá no final do deste e tem a forma de uma prova presencial, com a duração de 2horas;
Os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores. São considerados, na avaliação de conhecimentos, outros elementos tais como a participação e colaboração de cada estudante, com os outros estudantes e com o professor, ao longo do semestre.
Resultado final = 40%(Participação-Colaboração e outros trabalhos) + 60%(Avaliação final) / 2