
Acústica dos instrumentos musicais - 2. semestre
Código
722021058
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
5
Professor responsável
Vincent Debut
Horas semanais
1,5 letivas + 0,5 tutorial
Língua de ensino
Objectivos
A unidade curricular de Física dos instrumentos musicais visa:
1) Apresentar uma panorâmica do conhecimento actual do funcionamento físico dos instrumentos musicais para desenvolver um conhecimento alargado,
2) Proporcionar uma perspectiva global dos aspectos associados a construção dos instrumentos musicais,
3) Desenvolver um conhecimento e entendimento dos métodos de simulações numéricas para os sistemas acústicos
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
I. Princípios vibratórios e acústicos nos instrumentos musicais
I. 1. Componentes elementares (cordas, tubos, barras, placas e membranas)
I. 2. Mecanismos de produção, amplificação e radiação sonora
II. Funcionamento dinâmico dos instrumentos musicais
II. 1. Caracterização dos instrumentos de corda
II. 2. Caracterização dos instrumentos de tecla
II. 3. Caracterização dos instrumentos de percussão
II. 4. Caracterização dos instrumentos de sopro: palheta, metais e flauta
II. 5. Caracterização da voz falada e cantada
III. Técnicas de síntese sonora a partir de modelação física
Bibliografia
Bilbao, S. (2009). Numerical Sound Synthesis, John Wiley & Sons.
Chaigne, A. and Kergomard, J. (2013). Acoustique des instruments de musique, Belin
Campbell, M. and Greated, C. (1998). The musician´s guide to Acoustics. Oxford: Oxford University Press.
Eller, E.J. (2012). Why you hear what you hear: an experiential approach to sound, music and psychoacoustics. Princeton, NJ: Princeton U. Press.
Fletcher, N. H., and Rossing, T. (1998). The Physics of musical instruments, Springer-Verlag Fant, G. (2005). Speech Acoustics And Phonetics – Selected Writings. Springer
Henrique, L. (2002). Acústica Musical. Lisbon: F.C.Gulbenkian.
Johnston, I. D. (2009). The interplay of Physics and Music, CRC Press.
Meyer, J. (2009). Acoustic and the performance of music. Michigan university, Springer-Verlag.
Rossing T., Wheeler, P. and Moore, R. F. (2002). The Science of Sound, Addison Wesley.
Método de ensino
Método de ensino teórico‐prático, com apoio de demonstrações com instrumentos musicais reais, animações virtuais e exemplos sonoros.
A elaboração de um trabalho prático (individual e em grupo) pretende ainda constituir uma oportunidade de aprofundamento e aplicação de conceitos e metodologias, fomentando assim a cimentação dos conhecimentos.
Método de avaliação
A avaliação dos conhecimentos deste curso assenta-se em 2 elementos:
1) Um teste escrito (60%)
2) Apresentação escrita e/ou oral (40%)