
Controvérsias na Filosofia Contemporânea - 1. semestre
Código
722031035
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
António de Castro Caeiro
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a)Conhecimento aprofundado de controvérsias marcantes no desenvolvimento da Filosofia Contemporânea;
b)Conhecimento aprofundado de textos fundamentais de controvérsias da Filosofia Contemporânea, com domínio da tradição interpretativa, do estado actual da investigação e do universo de bibliografia pertinente;
c)Capacidade de análise crítica dos principais conflitos metodológicos e doutrinais reflectidos por essas controvérsias, da respectiva articulação com os problemas filosóficos com que se prendem, dos pontos de contacto e das linhas de fractura entre os diferentes intervenientes, bem como das estratégias de argumentação seguidas por cada um;
d)Capacidade de análise crítica do fenómeno da controvérsia, das suas condições de possibilidade, do seu significado e valor como meio de produção do discurso filosófico;
e)Realização de trabalho supervisionado de investigação de controvérsias na Filosofia Contemporânea, que documente desenvolvimentos originais e corresponda a padrões de qualidade científica.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Talvez a oposição das tradições analítica e continental seja geograficamente localizada e já datada. Ainda assim, procuraremos partir da hipótese interpretativa, segundo a qual essa oposição nos permite despistar alguns temas fracturantes, mesmo no interior dessas diferentes tradições. Não é apenas a filosofia analítica que se opõe à hermenêutica ou à fenomenologia. No interior de cada uma dessas tradições, há pontos divergentes e irreconciliáveis. Mas os temas, esses, parecem preocupar. Temas: Analítico vs. sintético/ conceptual vs. intuitivo/ sentido sem referência vs. referência com sentido/ subjectivo vs. objectivo/ mente vs. corpo/ prática vs. teoria vs. afetividade/ mundo sem ponto de vista vs. ponto de vista sem mundo/ solipsismo vs. intersubjectividade/ linguagens/ si próprio vs. si de outrem/ auto-biografia vs. anistórico/ temporalidades/ autenticidade vs. inautenticidade.
Bibliografia
FREGE (1892): Über Sinn und Bedeutung, Zeitschfrift für Philosophie und philsophische Kritik, 100, 25-59.
WITTGENSTEIN, L., (2003): Philosophische Untersuchungen, Frankfurt, a. Main, Suhrkamp (1945).
ANSCOMBE, G.E.M., (2000) Intention, Cambridge, Massachusetts, London, England, Harvard University Press.
KRIPKE, S., (2009): Naming and Necessity, Blackwell, Malden.
DAVIDSON, D., (2005): Truth, Language and History, Clarendon Press, Oxford.
HUSSERL, E., (1901): Logische Untersuchungen, Max Niemeyer Verlag, Halle.
Método de ensino
Aulas expositivas e de leitura e discussão de textos.
Método de avaliação
O aluno poderá escolher entre as seguintes modalidades: a) uma ou duas intervenções orais programadas, com apresentação prévia do tópico tratado [fator de ponderação na nota final: 20%, cada intervenção] + uma prova escrita de frequência; ou, b) um trabalho escrito [fator de ponderação na nota final: 40%] + uma prova escrita de frequência; ou, c) apenas uma prova escrita de frequência.