
Questões de Ética - 2. semestre
Código
722031043
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
António de Castro Caeiro
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1.Elevado nível de compreensão do sentido e especificidade da Ética,da sua articulação com as restantes disciplinas filosóficas e as disciplinas científicas;
2.Elevado nível de conhecimento da multiplicidade de abordagens desenvolvidas na tentativa de dar resposta aos problemas da Ética;
3.Elevado nível de conhecimento dos conceitos relevantes no âmbito disciplinar da Ética
4.Elevada capacidade de analisar,comprar,criticar e usar esses conceitos,bem como de interpretar e discutir de forma autônoma concepções ou teses no âmbito disciplinar da Ética
5.Conhecimento aprofundado de textos fundamentais no âmbito da Ética,com domínio da tradição interpretativa,do estado atual da investigação e do universo da bibliografia pertinente
6.Realização de trabalho supervisionado de investigação no âmbito da Ética,que documente desenvolvimentos originais e corresponda a padrões de qualidade científica
7.Aquisição de competências para a realização autônoma de investigação no âmbito disciplinar da Ética
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
O curso visa uma aproximação ao conceito de práxis como conceito ético fundamental. Concentrar-nos-emos nas análises da Ética a Nicómaco de Aristóteles e dos Estoicos, na antiguidade para passarmos à análise dos autores da modernidade. Qual o sentido da acção em autores como Kant, Wittgenstein e Heidegger? De que forma a praxis se mantém o horizonte específico do “ser” da vida humana? Haverá uma circunscrição específica à moral, aos costumes, à “ética”, à conduta? Haverá uma expansão ao horizonte específico do ser universal em cada um dos humanos? Como compreender a relação e o comportamento de cada um de nós com cada um dos outros? Entroncará a “prática” com a “maneira de cada um compreender” a vida? É a práxis a expressão autêntica do ser humano? É fazer mais do que ser ou a sua expressão mais autêntica?
Bibliografia
ARISTÓTELES (2004). Ética a Nicómaco. Introdução, tradução e notas de António de Castro Caeiro. Lisboa: Quetzal.
BOERI, M. D., & SALLES, R. (2014). Los filósofos estoicos: ontología, lógica, física y ética traducción, comentario filosófico y edición anotada de los principales textos griegos y latinos. Santiago de Chile: Ediciones Alberto Hurtado. (LFE)
Heidegger, M. & Castilho, F. (2012). Ser e Tempo. Tradução e organização de Fausto Castilho. Petrópolis: Editora Vozes.
Kant, I., & Morão, A. (2008). Crítica da razão prática. Lisboa: Edições 70.
AZEVEDO, L. & CARVALHO, M.J. (2015). Uma conferência sobre Ética. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Método de ensino
There will be a combination of presentation and theoretical expounding of questions, with students participating in the analysis of the questions posed.
Método de avaliação
Avaliação: trabalho escrito (70%); discussão do trabalho com o professor (30%)