
História da Ética - 2. semestre
Código
722031048
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
Manuel João Matos
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir uma compreensão aprofundada da relevância da História da Ética como parte integrante da própria Ética;
b) Adquirir um conhecimento aprofundado dos debates metodológicos e doutrinais no campo da Ética;
c) Adquirir um conhecimento aprofundado dos problemas e dos conceitos fundamentais da Ética;
d) Adquirir conhecimento aprofundado de textos fundamentais no âmbito disciplinar da Ética
d) Adquirir elevada capacidade de analisar, comparar, criticar e usar conceitos éticos e também de discutir autonomamente problemas e perspectivas doutrinais no campo da Ética;
f) Adquirir a capacidade para desenvolver investigação supervisionada no âmbito disciplinar da História da Ética, que responda a elevados padrões de rigor e exigência;
g) Adquirir a capacidade de desenvolver investigação autónoma no âmbito disciplinar da História da Ética.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
Kant e a questão da ética crítica
Tratar-se-á de examinar a tentativa kantiana de construir uma solução ética para o problema global de compreensão da realidade sc. da vida.
Considerar-se-á em especial:
1) que essa tentativa se inscreve no âmbito do projecto crítico de Kant e tem de satisfazer o quadro de exigências que lhe corresponde;
2) a compreensão kantiana do problema prático, da sua raiz, características e especificidade;
3) o itinerário seguido por Kant na fundamentação de uma resposta para o problema prático e a questão de saber se é possível fundar um princípio de orientação ético, absolutamente autónomo e que resolva satisfatoriamente o problema;
3) que a solução prática tentada por Kant emerge sobre o fundo de radical perplexidade resultante da crítica da razão teórica – suscitando-se a questão de saber se a solução prática tem capacidade para sustar essa radical perplexidade e constituir como que um “reduto” contra ela (se assim se pode dizer, um “cogito” prático).
Bibliografia
Kant, I. (1900-). Gesammelte Schriften, ed. Preußische Akademie der Wissenschaften. Berlin: Reimer, repr. Berlin: de Gruyter.
Kant, I. (1968-1977). Kants Werke, Akademie-Textausgabe. Berlin: de Gruyter.
Kant, I. (1983). Werke, ed. W. Weischedel. Frankfurt a. M./Darmstadt: Insel-Suhrkamp /Wissenschaftliche Buchgesellschaft,
Kant, I. (2017). Kant im Kontext III: Werke, Briefwechsel, Nachlass und Vorlesungen auf CD-ROM. Komplettausgabe. Karsten Worm InfoSoftWare, (4. erw. Aufl).
Kant, I. (2004). Vorlesung zur Moralphilosophie. Berlin: de Gruyter.
Kant, I. (1993-). The Cambridge Edition of the Works of Immanuel Kant, ed. P. Gruyter, A. W. Wood. Cambridge: Cambridge University Press.
Kant, I. (1980-1986). Oeuvres philosophiques (Bibliothèque de la Pléiade). Paris: Gallimard.
Bittner, R. (Ed.) (1975). Materialien zu Kants Kritik der praktischen Vernunft. Frankfurt a. M.: Suhrkamp.
Método de ensino
Unidade curricular de carácter teórico-prático.
Regime de Seminário.
Leitura, interpretação e comentário da República de Platão. Análise e discussão de questões de interpretação (incluindo também questões sintáticas e semânticas), bem como de teses e problemas em causa no texto estudado.
As metodologias de ensino combinam a) uma análise exaustiva da República (das suas diferentes partes, da respectiva conexão, do nexo com outras componentes do corpus platonicum), b) a análise teórica de problemas filosóficos e c) a discussão de teses alternativas, objecções, contra-exemplos, etc.
.
Método de avaliação
Avaliação: Avaliação individual. Elaboração de um trabalho escrito de investigação, com cerca de 20 páginas, sobre tema combinado com o Docente, e discussão desse trabalho (3/4). Participação nas sessões do seminário – intervenções orais (1/4).