
História da Filosofia Política - 1. semestre
Código
722031049
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
Giovanni Damele
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
1) Adquirir um conhecimento crítico aprofundado de teses e problemas fundamentais da História da Filosofia Política;
2) Adquirir um conhecimento crítico aprofundado do modo como certas teses e problemas fundamentais da História da Filosofia Política se enquadram na tradição filosófica;
3) Adquirir a capacidade de relacionar a História da Filosofia Política com acontecimentos decisivos da História Política;
4) Reconhecer a importância do estudo da História da Filosofia Política para a compreensão de questões actuais da Filosofia Política.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Pretende-se, deste modo:
a) Analisar alguns clássicos do pensamento político-económico liberal das origens (Bernard de Mandeville, Adam Smith) e da época contemporânea (von Hayek)
b) Reconstruir uma breve história dos conceitos de “liberalismo” a partir dos seus clássicos (Isaiah Berlin, Raymond Aron)
c) Reconstruir as ligações e evidenciar as diferenças entre os conceitos de “liberalismo” e de “neoliberalismo”
d) Analisar as ligações e evidenciar as diferenças entre o conceito de “liberalismo” e as teorias económicas e político-económicas do “laissez faire”, do “free market” e do “estado mínimo” (Rothbard)
Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BASE
1. von Hayek, F.A. (1982). Law, Legislation and Liberty, Routledge, 2013
2. Locke, J. (1689). Second Treatise on Civil Government, qualquer edição
3. Mandeville, B. (1705). The fable of the bees , qualquer edição
4. Smith, A. (1776). The wealth of nations, qualquer edição
Bibliografia secundária *
1. Aron, R., Qu est-ce que le libéralisme?, «Commentaire», n° 84, 1998-1999
2. Berlin, I., Liberty, Oxford University Press, 2004.
3. Buchanan, J.M. (1975) The Limits of Liberty: Between Anarchy and Leviathan. University of Chicago Press.
4. Rothbard, M. (1962), Man, Economy, and State (full text reprint of second edition, Mises Institute, 2004)
*em conformidade com os interesses de cada aluno.
Outro material bibliográfico será disponibilizado durante o curso, quando possível em versão portuguesa.
Método de ensino
A uma parte de exposição de conteúdos, baseada sobre uma bibliografia fundamental de clássicos, segue-se uma parte de análise e comentários de textos, de acompanhamento de trabalhos individuais de grupo e de discussão de temas. Esta segunda parte será baseada sobre uma “bibliografia secundária” que constituirá a base da escolha dos temas em discussão e dos trabalhos individuais e de grupo.
Ensino presencial.
Método de avaliação
A avaliação tem por base a elaboração de um trabalho previamente proposto ao docente e por este orientado (80%). A frequência e participação nas aulas será também tida em conta (20%).