Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Cartografia Digital e Design - 2. semestre

Código

722041029

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Professor responsável

Jorge Ricardo Ferreira, Nuno Pires Soares

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Desenvolver práticas e procedimentos de aquisição de informação e concepção cartográfica em contextos multidisciplinares;
b) Aprofundar conhecimentos de semiologia gráfica;
c) Avaliar, científica e tecnicamente, estruturas de informação numa perspectiva sustentada de Gestão do Território;
d) Aplicar o design como metodologia de concepção de cartografia;
e) Desenvolver competências para aprendizagem autónoma de software de cartografia digital e de sistemas de informação geográfica;
f) Conceptualizar soluções de representação para análises multi-escala com recurso a software de desenho assistido por computador e sistemas de informação geográfica;
g) Desenvolver capacidade crítica na selecção, aquisição e edição cartográfica para públicos diferenciados.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1) Imagem, cartografia e comunicação;
2) Conceitos e aplicações avançadas de semiologia e de linguagem cartográfica;
3) O processo cartográfico: concepção, produção e validação;
4) Fundamentos sobre projeções e sistemas de coordenadas: Definição de um sistema de coordenadas geográficas e projeção de uma shapefile sobre um sistema de coordenadas geográficas;
5) Aquisição e edição de informação em formato vectorial: Atributos dos elementos gráficos. Elaboração de layouts em escalas diversas;
6) Validação de cartografia digital para SIG e normas de controlo de qualidade;
7) Catálogo de objetos: Simbologia para Sistematização Gráfica.

Bibliografia

Béguin, M. & Pumain, D. (2010). La Representation des données gógraphiques. Statistic et Cartographie (3e éd.). Paris: Armand Colin.
Bertin, J. (2005). Sémiologie Graphique. Les diagrammes, les réseaux, les cartes (4e éd.). Paris: EHESS,
Dodge, M. & Kitcnin, R. (2001). Atlas of Cyberspace. Harlow, England: Adisson-Wesley, Pearson Education.
ESRI (2011). GIS Tutorial 1: Basic Workbook (4th Ed.). New York: ESRI Press.
Robinson, A.H. (1995). Elements of Cartography (6th ed.). New York: John Wiley and Sons.

Método de ensino

Aulas expositivas e participativas. Os métodos de ensino baseiam-se em aulas teórico/práticas onde é dado destaque à explicação conceptual e à análise de casos práticos. Em termos de ensino é ainda dada importância relevante à análise de bons e maus exemplos de cartografia.

Método de avaliação

Em relação à avaliação, esta inclui:
- Leitura de textos selecionados, cujos conteúdos são objecto de discussão; [20%]
- Trabalhos individuais acompanhados pelos docentes, baseados na resolução de casos práticos, onde se procede à aplicação de conceitos, métodos e técnicas de cartografia, quer em ambiente analógico, quer digital. Elaboração de um layout final com apresentação oral. [80%]


(Segundo as Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento).

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